14 fevereiro, 2012

ORGANIZAÇÃO NA GELADEIRA


Algumas dicas para deixar sua geladeira saudavelmente organizada!


A limpeza e organização da geladeira são fundamentais na conservação dos alimentos, assegurando a durabilidade e evitando a contaminação! 

Certifique-se de que o ar esteja circulando da maneira adequada, não deixe a geladeira super lotada nem forre as prateleiras com vidros ou plásticos, pois dificultam a circulação do ar frio. O refrigerador e/ou freezer devem ser instalados longe das fontes de calor. Deixe um espaço mínimo de 20 cm dos lados, acima e no fundo, no caso de instalação entre armários e paredes.

Mantenha limpa as serpentinas; verifique periodicamente a borracha de vedação, que deve estar em bom estado para não escapar o ar frio.

Evite abrir e fechar a geladeira muitas vezes. Retire, sempre que possível todos os alimentos que serão utilizados de uma só vez. Não deixe a geladeira aberta por muito tempo.

Descongele periodicamente, conforme as instruções contidas no manual do fabricante.

Mantenha estável a temperatura da geladeira, garantindo a conservação dos alimentos e do equipamento. Altere o termostato somente quando houver mudanças na temperatura externa.

Limpe as paredes interiores com uma esponja ou pano embebidos em uma mistura de água com bicarbonato de sódio que, além de limpar, absorve os odores e deixa um cheiro agradável por até uma semana. Não use detergente, pois o forte cheiro passará para a comida.

Nunca use produtos abrasivos, que estragam o revestimento. Limpe a parte externa com água e sabão de coco. Enxágüe e passe um pano seco.

No caso de sujeira mais pesada, como gordura ou molhos, a limpeza interna deve ser feita com água morna e sabão neutro.

Para limpeza geral da geladeira, retire todos os alimentos e mantenha-os em caixa térmica.

Nas prateleiras superiores devem ficar os produtos mais perecíveis, como leite e derivados e frios fatiados (que devem ser consumidos no máximo em quatro dias).

Os alimentos cozidos devem ser acondicionados em potes com tampas herméticas para evitar que peguem ou passem cheiro.

As carnes devem ficar longe de outros alimentos, em recipientes tampados.

Na porta da geladeira guarde geléias, conservas, enlatados e bebidas nos compartimentos próprios.

A questão dos ovos é um pouco polêmica. Alguns sanitaristas e biomédicos recomendam que sejam guardados dentro da geladeira onde a temperatura é mais constante. De qualquer forma, não lave os ovos para não aumenta a porosidade da casca, tornando-a mais suscetível à contaminação por microorganismos. Se necessário, limpe-os com um pano úmido. O idela é guardá-los na parte superior da geladeira.

Na gaveta da geladeira, armazene as frutas e verduras previamente higienizadas.

Alimentos quentes: Espere que esfriem antes de guardá-los. Ao serem guardados quentes, eles correm o risco de estragar mais rapidamente e, além disso, o aparelho começa a ser danificado no seu modo de gelar.

Panelas e embalagens: As panelas foram feitas para preparar a comida e não para guardar alimentos. Portanto, depois de preparado o alimento, deve-se guardá-lo na geladeira em recipientes de plástico, louça ou refratário, sempre tampados, ou então fechados com filme plástico.
- Nunca guarde sobras de produtos enlatados na própria lata, porque ela foi feita para armazenar o produto fechado. A partir do momento em que é aberta, a lata desenvolve microorganismos que são prejudiciais à saúde.

Vegetais: As folhas devem ser acondicionadas em sacos plásticos e colocados na gaveta de verduras, de maneira que eles não fiquem muito apertados para não amassarem.
- Ao comprar, por exemplo, cenoura ou beterraba com a rama, só devemos tirá-la na hora que for utilizar, porque dessa maneira os legumes se conservarão por mais tempo. Essas folhas ao serem tiradas devem ser aproveitadas para fazer uma sopa ou mesmo um delicioso refogado. Jogar fora é desperdício.
Deixe as frutas de molho em água com produto próprio para desinfetar. Esse produto é encontrado em supermercados, na seção de frutas e verduras. Caso você não tenha, use um pouco de vinagre na água, deixando por mais ou menos 5 minutos de molho.

Frutas: Tenha o mesmo cuidado dos vegetais, acomodando-as de forma que não amassem. Ah, e guarde-as lavadas na geladeira.
- Deixe as frutas de molho em água com produto próprio para desinfetar. Esse produto é encontrado em supermercados, na seção de frutas e verduras. Caso você não tenha, use um pouco de vinagre na água, deixando por mais ou menos 5 minutos de molho.

Para tirar o cheiro da geladeira: Deixe os alimentos muito bem tampados. Por exemplo, pode-se cortar um limão ao meio e deixá-lo sobre um pires, que deve ser trocado toda a semana. Outra idéia é colocar uma xícara de pó de café dentro da geladeira.

Leve em consideração a freqüência com que os produtos são utilizados. Deixe na frente os que são consumidos primeiro, para economizar o tempo de porta aberta e, conseqüentemente, energia.

Acondicione os alimentos em recipientes com tampa para melhorar a organização!

Até mais,

Beijos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário