25 março, 2011

A importância do bom funcionamento do intestino

Como o sistema digestivo afeta nossas emoções, regula nossa imunidade e funciona como um órgão inteligente? Porque ele pode ser considerado o “Segundo Cérebro”?
Até bem pouco tempo, era atribuída ao intestino a função básica de absorção, em que os nutrientes dos alimentos são enviados para o organismo devidamente digeridos. Acreditava-se que a maioria dos problemas intestinais tinha como principal causa as parasitoses. Fossem gases, dores, diarréia ou constipação intestinal, tudo era atribuído a esses habitantes indesejados do intestino. Hoje é evidente que o sistema gastrointestinal está no centro dos processos que garantem uma vida saudável. É no intestino que se concentram 80% do nosso potencial de imunidade.
 
É enorme a responsabilidade do intestino sobre a nossa nutrição, pois cabe a ele promover as inúmeras trocas e processos químicos da absorção, facilitar a entrada dos nutrientes valiosos, bloquear a passagem dos elementos nocivos e mediar a entrada e saída de substâncias de “trânsito livre”, como a água. Uma permeabilidade intestinal equilibrada é fundamental para a manutenção de uma boa saúde. Uso prolongado de antibióticos, antiinflamatórios, corticóides, alguns metais pesados, toxinas de bactérias patogênicas e algumas proteínas são fatores capazes de provocar o aumento da permeabilidade intestinal. Em algumas doenças inflamatórias intestinais, como doença de Crohn e a retocolite ulcerativa, o aumento da permeabilidade intestinal está presente, o mesmo acontecendo com frequência em pacientes com doenças autoimunes como a artrite reumatóide.

Vitaminas, minerais, lactobacillus, antioxidantes associados a uma alimentação equilibrada, mostram bons resultados na recuperação de uma permeabilidade intestinal alterada. Não é exagero afirmar que a infelicidade pode acontecer a partir de um problema gastrointestinal. Sabemos hoje que algumas substâncias importantes para o nosso bem estar são também produzidas no intestino, entre elas podemos citar a acelticolina, importante para a memória e a serotonina, neurotransmissor do “bom astral”. Certamente podemos esperar em um futuro breve por novas descobertas sobre o papel da serotonina no intestino e suas reações que existe no cérebro, mas é verdade que algumas dessas reações já são conhecidas por bons observadores da vida.
Afinal, quem nunca ouviu falar que pessoas mal-humoradas têm prisão de ventre?

Dr. Alessandro J C Souza - CRM 127.955

Nenhum comentário:

Postar um comentário