08 março, 2012

A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL

fitness
Atividade física e alimentação balanceada caminham juntos no processo de emagrecimento. O nosso corpo possui um equilíbrio energético que funciona da seguinte maneira: se ingerimos mais calorias do que precisamos, o excesso é depositado em forma de gordura. Portanto, quando aumentamos o nosso gasto calórico, impedimos que este processo extremamente “detestável” ocorra. Assim, para emagrecer precisamos comer menos e exercitar-se mais. Com esta combinação, o resultado será bem mais satisfatório.

Atualmente, com o desenvolvimento tecnológico, podemos explicar vários efeitos do exercício sobre o nosso organism,o e como ele atua para nos auxiliar a viver mais e melhor. A atividade física atua em vários órgãos e sistemas. Abaixo vão ser citados alguns de seus principais benefícios:

Queimador de gordura - Cada vez que praticamos exercício, o nosso corpo começa a utilizar a energia da gordura acumulada. Com o tempo, todo o organismo se beneficia com o exercício praticado com regularidade, e o corpo humano aprende a ser cada vez mais eficiente no aproveitamento das calorias como fonte de energia, tornando-se menos predisposto a armazenar gordura, mesmo quando está em repouso.

Inibidor da fome - Normalmente sentimos fome quando o nível de açúcar no sangue está baixo. Mas, quando se pratica exercício com regularidade, esse nível permanece mais estável. Isto acontece porque os músculos estão usando, proporcionalmente, mais gordura do que açúcar como material de combustão.

Aumenta a produção de endorfinas – Quando nos exercitamos nossos neurônios produzem substâncias chamadas endorfinas. Estas, são tranqüilizantes naturais e tem propriedades analgésicas e tranqüilizantes que agem no combate à depressão e ao estresse físico/emocional.

Aumenta a produção do Hormônio do Crescimento – Este hormônio, mais conhecido como GH, também aumenta durante e após o exercício. Nas crianças e adolescentes, como o nome está dizendo, ele vai auxiliar o crescimento. Nos adultos, trabalhos recentes mostram que ele tem um papel fundamental em retardar o envelhecimento, manter a massa muscular e a massa óssea e melhorar o desempenho sexual de homens e mulheres.

Melhora o metabolismo da glicose – O exercício através de vários mecanismos, melhora o metabolismo da glicose. O mecanismo é um pouco complicado, mas fundamentalmente pode ser explicado por uma melhora na ação da insulina. Este hormônio, cuja diminuição da produção ou da ação, ou sua falta, leva ao aparecimento do diabetes, funciona melhor em pessoas que praticam esportes. Quer dizer: se já é diabético o controle vai melhorar com o exercício; se não é, mas tem predisposição, pode evitar o aparecimento da doença ou minimizar seus efeitos maléficos.

Prevenção de doenças cardiovasculares – Atualmente, a maior causa de morte no mundo, são as doenças cardiovasculares (infarto, trombose, etc.). Podemos prevenir estas doenças de forma barata e eficaz, praticando esportes, de preferência sob orientação de um profissional. Estas doenças são desencadeadas principalmente em pessoas que tem diabetes, hipertensão e/ou dislipidemias (colesterol e/ou triglicérides altos). O exercício previne e ajuda no tratamento de todas estas doenças, sendo, juntamente com a dieta, fundamentais no tratamento dessas doenças.

Prevenção e tratamento da osteoporose – Quando nos exercitamos, são criadas correntes elétricas dentro dos ossos que ajudam a formar e a manter nossos ossos. Adultos que se exercitam perdem menos massa óssea, ou seja, tem menos osteoporose. Mesmo os que já têm osteoporose se beneficiam com o exercício. Um estudo mostrou que pessoas idosas com osteoporose que se exercitavam, tinham menos fraturas que pessoas da mesma idade, com grau semelhante de osteoporose, sendo no entanto sedentários.

Prevenção do câncer – Estudo recente, realizado com enfermeiras americanas, mostrou que mulheres que se exercitavam, tiveram menos câncer de mama que outras da mesma idade, sedentárias. É provável, que outros tipos de câncer também possam ser evitados com a atividade física regular.

Concluindo, se você começar praticar exercícios regularmente, você só tem a ganhar saúde!Agora deixe a preguiça de lado e pense um pouquinho na sua saúde!

O ideal é que antes de praticar qualquer tipo de exercício, você procure um médico e realize todos os exames necessários.

Por Dra. Michelle Ferreira De Simone
Nutricionista CRN-19020

Nenhum comentário:

Postar um comentário