21 março, 2012


Para emagrecer é preciso cortar os carboidratos?

Um dos assuntos mais discutidos quando se fala em dieta e emagrecimento é a questão do carboidrato. Engana -se quem pensa que o carboidrato é o “vilão” da história. Na verdade, eles são responsáveis por fornecer energia ao nosso organismo e são essenciais para a saúde. Para obter energia, nosso organismo recorre primeiro aos carboidratos, e na falta deles, nosso corpo irá retirar a energia da massa muscular, e daí a pessoa acaba perdendo muita massa magra, o que não é nem um pouco interessante.

Mas quando abusamos dos carboidratos a balança logo avisa! Isso porque se ingerimos carboidratos em excesso, e principalmente os refinados (pão branco, arroz branco, batata, etc.) eles são transformados em gordura e "estocados" em alguma parte do corpo.

A história de que se tem que comer carboidrato até as 18h00 é outro mito. Bom, primeiro nosso organismo não é capaz de saber as horas exatas para começar a estocar gordura. Na verdade, o que acontece, é que normalmente à noite as pessoas acabam reduzindo suas atividades (ficam em casa deitadas, vendo TV, etc) sem grandes gastos calóricos. Para esse tipo de pessoa, realmente diminuir a quantidade de carbos pode auxiliar no emagrecimento. Porém, para aquelas que vão para academia, trabalham ou estudam de noite, o carboidrato é essencial. O ideal, neste horário é consumir os carboidratos integrais (pão integral, arroz integral, aveia, entre outros) que fornecem fibras e trazem mais saciedade ao organismo. O ideal então, para o emagrecimento é controlar a ingestão e não excluí-los totalmente do cardápio, e preferir sempre os integrais como: pães e bolachas integrais, arroz integral, aveia, etc. Assim você vai estimular o emagrecimento e não prejudicar sua saúde.

                                                  Fazer jejum emagrece?

Uma das perguntas mais freqüentes que recebo no consultório é se fazer jejum, ou restringir muito as calorias no dia, emagrece. Bom, ficar sem comer realmente não é a idéia mais inteligente para o emagrecimento. Isso porque o jejum faz com que o nosso metabolismo trabalhe de forma mais lenta (poupando calorias) e ainda libera um hormônio que se chama cortisol - conhecido como hormônio do estresse - o que acaba prejudicando a perda de gordura corporal. O que as pessoas têm que entender é que queimar calorias é um processo intenso no nosso organismo, a gente precisa de energia, para queimar gordura de forma eficiente.

Além disso, ficar muito tempo sem se alimentar faz com que a pessoa chegue com muita fome na refeição seguinte e acabe exagerando na quantidade. Uma má alimentação pode levar à irritação, sonolência, mau-humor e o jejum abre portas para gastrite e mau hálito!

Ou seja, ficando sem se alimentar, além de fazer mal à saúde, a perda de peso é basicamente às custas de líquidos e massa muscular, o que definitivamente não é eficaz. Assim que retornar à dieta normal, o organismo se recupera e passa a aumentar o peso, tentando manter uma reserva maior de energia armazenada (gordura) para se prevenir no caso de um próximo jejum. Portanto esqueça o jejum, esqueça dietas muitos restritivas e faça uma alimentação equilibrada, coma de 3 em 3h para estimular a perda de gordura e pense em reeducação alimentar a longo prazo.


Termogênicos

Existem alguns alimentos que, quando consumidos diariamente, em quantidades adequadas, podem ajudar SIM a queimar mais calorias!! São chamados de termogênicos. Eles aceleram o metabolismo e aumentam a temperatura corporal, o que facilita a queima de gordura. Sabe-se que os termogênicos são responsáveis por cerca de 10% do gasto total de energia. Mas isso se consumidos junto com uma dieta balanceada e exercícios físicos, pois sozinhos não fazem milagres!

Porém, deve- se tomar cuidado e não abusar nas quantidades, pois o consumo excessivo pode causar dores de cabeça, irritabilidade, insônia e problemas gastrointestinais. Pessoas com hipertensão e problemas cardíacos não podem abusar, pois alguns desses alimentos fazem o coração trabalhar mais rápido. Quem sofre com problemas na tireóide também devem consumir com cautela.

São eles: pimenta vermelha e pimentões; soja; mostarda; gengibre; vinagre de maçã; acelga; aspargos; couve; brócolis; laranja; kiwi; cacau; gordura de coco; canela; café e chá mate que são ricos em cafeína; guaraná em pó; chá verde; chá branco; chá vermelho; alimentos ricos em ômega 3 como linhaça, óleo de prímula, arenque, salmão e sardinha.

Até,

Beijos

 Dra. Michelle Ferreira de Simone - Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário