29 setembro, 2011

Você sabe qual é o seu percentual de gordura?

A avaliação do percentual de gordura é o melhor método para se identificar se um indivíduo está com um peso saudável. Para se entender melhor, a composição corporal se divide em: massa magra (peso de músculos), massa gorda (peso de gordura), hidratação (peso de líquidos), peso ósseo, e peso residual que compreende órgãos, pele, sangue, tecidos, entre outros.
Existem métodos diferentes de se avaliar a gordura corporal. A Bioimpedância é um método muito utilizado em consultórios, e é realizado através de um aparelho ou uma balança específica, que gera uma corrente elétrica muito baixa (não perceptível) capaz de avaliar o quanto do peso total corresponde de gordura e de massa magra.  Outro método também muito usado, é a avaliação das dobras cutâneas com um aparelho chamado adipômetro. Essas avaliações devem ser feitas por um profissional qualificado, em uma clínica ou academia.
Após essas avaliações, o resultado é comparado com tabelas que vão dizer se o percentual de gordura está adequado ou não. Existem diversas tabelas protocolizadas, veja abaixo uma das classificações de gordura para homens e mulheres. Em atletas, o percentual ideal é bem relativo, geralmente um atleta de elite o nível está em torno de 6 a 8% e um atleta normal (não elite), pode estar em torno de 10 a 12%.

Classificação
Mulheres
Homens
Risco
≤ 8%
≤ 5%
Média
23 %
15 %
Acima da média
24-31 %
16 – 24 %
Muito Alto
32 %
25 %
                               Lohman, 1992.

Qual a importância de saber esse índice para quem pratica esporte?

O peso corporal isoladamente não pode ser considerado um bom parâmetro de avaliação para quem pratica atividade física, e muito menos o IMC (Índice de massa corpórea). O IMC avalia somente se o seu peso está adequado em relação à sua altura, não avalia o que é músculo e o que é gordura.

Quem pratica atividade física regularmente, tem a tendência de formar mais massa muscular, e massa muscular pesa! Por exemplo, um homem de 1,80m, com 90Kg e 14% de gordura, é aparentemente um homem “sarado”, mas no IMC ele estaria acima do peso. Por isso, para quem pratica esporte não dá para seguir a balança como parâmetro. Acompanhar o percentual de gordura, é essencial para um bom desempenho nas atividades físicas, para melhorar a performance, para a elaboração de novos treinos e para um plano alimentar específico.

Quais são os problemas para quem estiver com a taxa fora do normal?

Gordura em excesso, além de causar problemas psicológicos ligados à auto-imagem, baixa-estima, depressão e ansiedade, pode causar efeitos mais graves na saúde como: alterações nos níveis de colesterol e glicose, diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, problemas nas articulações, câncer e outros distúrbios fisiológicos.

Porém, gordura de menos também pode ser um problema! Engana -se quem pensa que quanto menos gordura corporal, mais saudável é a pessoa. A gordura é essencial para o organismo desempenhar diversas funções vitais, ajuda a regular a temperatura corporal, serve como reserva de energia, protege alguns dos nossos órgãos vitais, desempenha funções hormonais e é essencial para a absorção de algumas vitaminas.

Um percentual de gordura muito baixo pode causar alterações no humor, baixa no sistema imunológico, queda hormonal que pode levar à interrupção do ciclo menstrual, osteoporose, dentre outros.

Um percentual de gordura adequado, auxilia na performance durante o exercício, deixa mais aparente a massa muscular conquistada, melhora a auto-estima, previne o aparecimento de doenças crônicas.

Até mais,

Clínica Health Life,

Nenhum comentário:

Postar um comentário