03 setembro, 2011

Sal Light ou Normal?


Você já parou em frente à prateleira do supermercado e pensou: Sal light? O que é isso?!

Com certeza muitos brasileiros fizeram essa mesma pergunta. O primeiro ponto a esclarecermos é, um produto light é aquele que contém no mínimo 25% a menos de qualquer substancia da composição. 

Logo o sal é light porque tem uma diminuição de 50% de cloreto de sódio, com substituição pelo cloreto de potássio (50% cloreto de sódio e 50% cloreto de potássio).

O excesso de sódio aumenta a retenção de líquidos, aumentando a pressão sanguínea o que é ruim para o organismo por sobrecarregar o coração e principalmente para quem já possui hipertensão arterial.

A OMS recomenda um consumo máximo de 6g de sal (ou 2,4g de sódio) por dia para um adulto - o equivalente a uma colher de chá de sal de cozinha. Através de pesquisas, constatou-se que os brasileiros, consomem em média 12 a 13g de sal. Uma solução para adequar a recomendação pela OMS é o consumo do Sal Light, a fim de evitar algumas doenças causadas pelo excesso de sal, como a hipertensão e catarata. O Sal é importante sim para algumas funções vitais do organismo como transmissão de impulsos nervosos e contração muscular, entre outros, mas deve estar dentro da recomendação. 

Portanto, se você precisa controlar a ingestão de sódio no seu dia a dia, seja por uma doença (cardiovascular, hipertensão, diabetes, etc.) ou simplesmente para ter uma vida mais saudável, o sal light pode SIM, ser uma alternativa que vale a pena!

Mas não se esqueça de ficar de olho na tabela nutricional dos alimentos, pois todos os alimentos industrializados, contém sódio em sua composição. Frutos do mar, alimentos enlatados, conservas, embutidos e defumados são ricos em sódio. 

Nem sempre uma comida com pouco sal significa uma comida sem gosto, sem graça, use e abuse com as ervas aromáticas, como: manjericão, alecrim, orégano, salsinha, sálvia, tomilho e outras. 

Curiosidades- Os tipos de sal:

Sal do mar (Marinho) e das rochas (sal-gema). A composição deles é praticamente a mesma. Porém de acordo com o processamento, recebem outros nomes:

DE COZINHA - Mais comum, refinado, é "enriquecido" com iodo, selênio magnésio e zinco.

GROSSO - é como o sal de cozinha, mas não é refinado. 

MARINHO - na forma de cristais, de cores variadas. Usado na cozinha macrobiótica após ser moído.

KOSHER - com cristais grossos e irregulares, é extraído sob supervisão de rabinos. Preferido de alguns chefs por ser bom para temperar carnes.

GUÉRANDE - é a "grife" do sal. Produzido artesanalmente na cidade de Guérande, na França.

GERSAL - sal misturado a sementes de gergelim tostadas e moídas. Utilizado na cozinha macrobiótica.

DE AIPO - misturado a grãos de aipo moídos. Principalmente para temperar grelhados de peixe ou carne ou coquetéis de legumes.

LIGHT - é uma mistura de cloreto de sódio e cloreto de potássio, em partes iguais, portanto tem 50% menos sódio que o sal de cozinha comum.

Fique de olho na sua saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário