19 julho, 2012

Alternativas saudáveis para substituir o açúcar


Olá Pessoal, 
 No mercardo existem diversas opções para quem quer tirar de vez o açúcar branco da mesa. Mas qual será a melhor opção para você? Bom, isso vai depender muito do seu estilo de vida...mas vamos algumas dicas que podem ajudar na hora da escolha.

Açúcar refinado, mascavo, orgânico ou mel ?
O açúcar refinado é pobre em nutrientes, o que chamamos de calorias vazias. Por isso outras alternativas são mais interessantes.
O açúcar mascavo e o orgânico são alternativas mais saudáveis porque preservam vitaminas, minerais e proteínas. 
O mel possui propriedades antibacteriana, expectorante e é rico em minerais, vitaminas e proteínas.
Porém em relação à quantidade de açúcar presente, não existe diferença entre mel, açúcar refinado, mascavo ou orgânico. Todos têm praticamente as mesmas calorias e em excesso podem provocar problemas da mesma forma. A vantagem entre um e outro realmente é o teor de nutrientes.

Adoçante artificial ou natural?
Quando falamos em adoçantes, o ideal é evitar o consumo de adoçantes artificiais como aspartame, acessulfame e sacarina e dar preferência aos adoçantes naturais como a sucralose, um derivado da cana de açúcar e a Stevia, derivada da planta stevia. A desvantagem do Stevia, é que deixa um gosto residual amargo na boca, por isso algumas pessoas tem uma certa restrição à ele. 
O açúcar light também é uma boa alternativa pois adoça em torno de 4x  mais que o açúcar comum e é feito metade com açúcar, metade com adoçante artificial. 

Novidades no mercado...
Não tão conhecido ainda, o agave é um alimento orgânico extraído de uma planta mexicana, com o poder adoçante 3x maior que o açúcar e de baixo índice glicêmico. Excelente fonte de vitaminas e minerais como cálcio, ferro, potássio e magnésio. Diferentemente do açúcar refinado, ele é absorvido mais lentamente pelo nosso organismo, o que mantém a glicose mais estável, não precisando de grandes quantidades de insulina para absorvê-la. A insulina é o hormônio que está relacionada com o acúmulo de gordura corporal, sendo assim, o agave contribui para uma manutenção de peso. Você encontra o Agave facilmente em lojas de produtos naturais. 

O FOS - fruto-oligossacarídeos – é um tipo de açúcar que nós humanos não conseguimos absorver. Isso porque suas moléculas são muito grandes, e ele é apenas absorvido pelos micro-organismos intestinais, tendo um papel importante de alimento probiótico. O FOS serve de alimento para esses micro-organismos “do bem”, que ajudam na prevenção de doenças como câncer, diabetes, entre outros.
Como também não conseguimos metabolizá-los em nossa boca, o risco do desenvolvimento de cáries passa bem longe. 
Fica a dica!

Por Dra. Michelle Ferreira De Simone
Nutricionista especialista em Nutrição Esportiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário