17 janeiro, 2012

Comidas de Praia...

Quais cuidados devemos ter ao comprar produtos de ambulantes (Queijo coalho, milho verde, lanches naturais, camarão...)?

Primeiramente não é aconselhável consumir alimentos que levam maionese, ovos, molhos, queijo e camarão.

Evite frituras ao máximo! Peixe frito, batata frita, pastel e bolinhos, além de extremamente calóricos, a maioria das barracas de praia não tem a preocupação em trocar o óleo da fritura. O óleo quanto mais escuro, mais toxinas acumuladas.
Batata Frita – 13 palitos ou 100g = 370 cal.
1 prato (sobrem.) de isca de peixe frito = 550 cal
1 prato (sobrem.) de mandioca frita = 140 cal.
Pastel de queijo – 1 unidade ou 100g = 380kcal 

O queijo coalho não pode ficar muito tempo sem refrigeração, pois as chances de contaminação são enormes! E os pedaços são geralmente assados em latas de tinta, o que é super tóxico à saúde. Fuja deles!
1 espetinho de coalho assado = 337 cal.
E a famosa “raspadinha”, que faz tanto sucesso com as crianças, é importante saber a procedência do gelo. O gelo deve ser feito com água potável, e o gelo potável não vem em barra, que é usado somente para refrigeração. Por isso você deve observar que tipo de gelo ele está usando, pois as bactérias não morrem com o congelamento!
1 raspadinha com leite condensado pode chegar à 400 cal.
Quando for comer o milho cozido, perceba se ele está totalmente imerso na água e se está saindo vapor. Isso indica que o alimento está em temperatura alta, é aí sim uma das opções mais seguras e saudáveis de consumir. Só evite de colocar manteiga/margarina, que além de aumentar o valor calórico, ela não é mantida sob refrigeração, que aumenta o risco de crescimento de bactérias.
Milho verde – 1 espiga ou 120g = 135kcal

O lanche natural pode até parece bem saudável e livre de qualquer problema, mas também é preciso ficar de olho! Se for preparado na hora, em uma barraca de sua confiança, com a higiene adequada, tudo bem. Agora se for vendido pelos ambulantes que andam a praia inteira...daí o problema. Os lanches devem estar muito bem embrulhados com papel alumínio e acondicionados em sacola térmica ou isopor para manter a temperatura.  
1 sanduíche natural com queijo branco e peito de perú tem cerca de 300 cal e baixa quantidade de gordura.  

Algumas barracas e ambulantes ainda vendem salada de frutas. Teria opção mais saudável do que uma saladinha de frutas? Realmente não. Mas o problema é que ela requer muita manipulação e quanto maior a manipulação para o preparo de um alimento, maior é o risco de contaminação. Para garantir a segurança alimentar, as frutas devem ser muito bem lavadas e desinfectadas, depois cortadas uma a uma com uma faca devidamente desinfectada também, e a higiene deve ser indiscutível. Difícil de garantir tudo isso, certo? Portanto salada de frutas, apesar de super saudável e refrescante, definitivamente não é uma boa opção!

Na hora de consumir ostras e camarões, a preocupação deve ser dobrada! Se não for de uma procedência muito boa, muito bem cozidos e de um local super higiênico, pode vir “recheado” de bactérias e provavelmente você terá uma toxinfecção alimentar. Eles podem conter diversas bactérias e as mais perigosas: salmonela e vibrião colérico.
Aqueles camarõezinhos que passeiam expostos sob os ombros dos ambulantes então, nem pensar! O camarão fica horas exposto diretamente ao sol, ou pior...coberto por um paninho, que abafa o alimento, e aumenta mais ainda a chance de crescimento de bactérias.
1 espetinho de camarão frito tem cerca de 250 calorias.

* E nas barracas? O que é preciso avaliar antes de consumir algo?
Primeiramente é importante observar a higiene do local se há presença de moscas ou outros insetos, e dos funcionários. Funcionário que manipula alimentos não pode ter contato direto com dinheiro. Funcionários com unhas curtas, cabelos presos e roupas limpas é um sinal de que existe uma preocupação com a higiene naquele local. Verificar se

“Paninhos” passam uma idéia de higiene totalmente errada. Esses paninhos podem ser um grande foco de contaminação. Fique de olho!

* E o que podemos levar de lanchinho para a praia? A idéia é sugerir coisas saudáveis.

  • Sanduíches naturais (feitos com pão integral, queijo branco, cenoura ou beterraba ralada)
  • Castanhas (do Pará, de Caju, nozes, amêndoas e avelãs) são saudáveis, ótimas fontes de vitaminas e gorduras boas. Só é preciso tomar cuidado com a quantidade pois são bem calóricas. Uma porção do tamanho do miolo da palma da mão é suficiente!
  • Frutas naturais e frutas secas como damasco e ameixa, são ótimas opções. Só cuidado com as frutas cítricas (abacaxi, figo, mamão, laranja e manga) que ao entrarem em contato com a pele, podem provocar manchas.
  • Tirinhas de vegetais. Cortar pepino, erva doce, salsão e cenoura em tirinhas é uma opção saudável e com baixíssimas calorias. Tomate cereja e cenoura baby também são ótimas opções. 
  • Queijinhos pasteurizados são boas opções pois não estragam com facilidade.
  • Cookies integrais e bolachas de pacotinho individual. Existem muitas opções no mercado de desses produtos light ou integrais!
  • Sucos de garrafinha, água de coco e isotônicos, são excelentes para repor os sais minerais perdidos durante um dia de praia, onde o sol e o calor são intensos.
  • Picolés a base de frutas (de marcas conhecidas) são zero de gordura e possuem baixas calorias.
                                                                  
* Onde é melhor levar (isopor, sacola térmica...)
Os alimentos podem ser acondicionados em caixas de isopor ou bolsas térmicas. Assim, você consegue garantir que os alimentos fiquem sempre fresquinhos. Quando chegar à praia, evite deixar os alimentos em contado direto ao sol, coloque-os sempre em baixo do guarda sol. 

* E o que não podemos levar?
Evite levar salgadinhos de saquinho que contém muita gordura e muito sal, bolachas recheadas, chocolates, proteínas como frango, que estragam mais facilmente.
Amendoim é o mais rico em calorias, 1 xícara tem em média 500 calorias!Num bate papo com os amigos você consome esta quantidade facilmente.  
Biscoito de polvilho é outra opção calórica, cada pacote de 100g contém cerca de 460 calorias.

Bebidas alcoólicas. O álcool ajuda a desidratar ainda mais o organismo. Por isso o com o sol, calor intenso e mais o álcool é preciso se hidratar bastante!
Caipirinha preparada com vodka pode chegar a 300 calorias, as preparadas com saquê e adoçante, chegam a 120 calorias. É uma boa substituição!

Cada lata de cerveja contém 175 calorias, porém as pessoas acabam bebendo muito mais do que 1 latinha. Existem as versões de cervejas sem álcool, que reduzem em mais da metade as calorias (60 calorias/lata) e não apresentam o efeito da desidratação. Essa troca também vale a pena!

* E quais cuidados é preciso ter com as bebidas vendidas nas barracas? E os chás vendidos por ambulantes?

Lembre-se de limpar sempre a latinha com água limpa, ou até mesmo passar um álcool em gel. Copos só aos descartáveis e atenção aos canudos que devem ser embalados um a um pelo fabricante.

Não peça gelo para colocar na bebida. Na maioria das vezes o problema maior está no gelo, que não é feito com água potável e o congelamento não mata as bactérias.

Bebidas “caseiras” vendidas por ambulantes é muito perigoso, pois não se sabe a procedência da água, a higiene do local, como foi armazenado, etc.

* Em praias, é sempre melhor escolher bebidas industrializadas (suco del valle, água mineral, chá de latinha, picolés de fruta...)?

Se você optar por alimentos industrializados com certeza terá uma garantia a mais. Os  produtos industrializados são mais seguros do que os feitos de forma caseira, quando não se tem certeza da procedência. E sempre verifique se estão bem fechados.

* Quais as consequências de consumir alimentos “deteriorados”? (vômito, diarreia, infecção intestinal...)

Entre os microorganismos que podem provocar intoxicações alimentares, podemos citar a Salmonella SP- que é encontrada principalmente em alimentos de origem animal, maioneses caseiras e pratos à base de ovos - a Sthaphylococcus aureus - que está presente normalmente nas mucosas nasais humanas, feridas e alimentos contaminados por manipulação inadequada - e a Bacillus cereus é encontrada no solo, em vegetais, cereais, tanto em alimentos crus como processados.
Os sintomas podem ser dor de barriga, náuseas, vômitos, infecções gastrointestinais e diarréia.

Dra. Michelle Ferreira De Simone
Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário