12 dezembro, 2011

Dicas de fim de ano



1.      Se sua ceia incluir algum antipasto do tipo berinjela temperada, tomate seco ou alcachofra no azeite, procure drenar (retirar o excesso de óleo) antes de servir e consumir os que estão dispostos mais superficialmente no prato, pois parte do óleo já escorreu.

2.      Na hora da sobremesa, escolha as que contenham frutas, evitando aqueles com muitos cremes, chantilly e chocolate.

3.      Para sobremesas mais leves e com poucas calorias, substitua os famosos mousses de maracujá e de chocolate por creminhos feitos com damasco ou pêssego embebidos no suco de laranja (deixar de véspera). Bata as frutas com 1 copo de iogurte desnatado mais encorpado, e misture com gelatina em pó sem sabor e adoçante.

4.      Vegetais sempre são uma ótima pedida para serem usados na ceia, seja como aperitivo (cenoura, pepino, aipo e rabanete cortados em palito para serem mergulhados em um molhinho à base de iogurte, ervas e mostarda), ou como uma entrada (salada crua ou cozida), e ainda como acompanhamento no prato principal (cozidos ou refogados com azeite, ou em forma de purês, como o de cenoura).

5.      Misturar bebidas alcoólicas com água com gás é uma forma muito gostosa de diminuir as calorias de seu drink e fazer com que você ingira uma menor quantidade de álcool, já que as bebidas alcoólicas contêm calorias vazias, que não fornecem boas quantidades de nutrientes, apenas calorias.

6.      Experimente fazer drinks bonitos e de baixas calorias, misturando suco de frutas diferentes, com frutas da época tais como a ameixa, pêssego, melancia, cereja. Aromatize com hortelã e gotinhas de limão, finalize colorindo com um pouquinho de groselha.

7.      Sucos de frutas muito concentrados podem ser diluídos com água gasosa ou com club soda, dão um toque de drink diferente!!

8.      No patê dispense a maionese e prefira o iogurte para dar emulsão, completado o sabor com ervas, como dill, manjerona, ou orégano. Você tem uma pasta saborosa e muito mais light.

9.      Uma dica para servir uma entrada, fazer uns canapés com frios e antepastos. Fatias redondas de berinjela e abobrinha grelhadas, tomatinhos cereja, folhinhas de manjericão, salmão defumado, requeijão light são ótimas trocas para queijos muito fortes e gordos e patês altamente calóricos.


10. Antes de festas ou eventos, procure fazer um lanchinho saudável, assim, você evita o ataque nas guloseimas, frituras e pratos muito calóricos. Valem torradas integrais com pasta de queijo, barras de cereais, frutas, saladas e sopinhas leves.

11. Ao invés “atacar” castanhas e nozes, invista em um mix de frutas secas (damasco, uva passa, maçã seca, banana passa, abacaxi, pêra, etc....), que além de menos calóricas, dão um toque diferente à sua ceia. Outra opção para diminuir as calorias é misturá-las a pedaços de castanhas, para um toque crocante....

12. Ao escolher saladas opte pelas que não levem muitos cremes ou maionese, se não conseguir resistir ao salpicão, fique apenas com 1 colher.

13. Faça primeiro um “tour” por todos os prato e escolha apenas aqueles que você realmente está com vontade de comer..., assim você não corre o risco de exagerar na quantidade e nem nas calorias!!!

14. A festa foi boa, mas a bebida nem tanto??? Existe um jeito natural de evitar (ou pelo menos de controlar) o mal estar típico da ressaca. No dia seguinte, é preciso escolher com o dobro de cuidado o que você vai comer.... proteínas, por exemplo, não combinam com o excesso de álcool. Carboidratos e açúcares, sim, podem prevenir a sensação de estômago virado. Invista também nos líquidos, já que o álcool por ser diurético, faz o corpo eliminar uma quantidade de líquido maior do que o normal.

15.  Prepare as carnes (que geralmente são mais gordurosas) com molho de frutas ou ervas (mais levinhos e sem muita gordura). Além de realçar o sabor da carne você terá um toque diferente. Se possível asse as carnes em grelhas, para que a gordura eliminada durante o cozimento não fique em contato direto com a carne.

16. A temperatura e a de alguns alimentos também podem influenciar na saciedade, um consomé de legumes à noite, no período crítico que antecede aquele jantar super tarde, pode ajudar a segurar a fome com poucas calorias

17. HIDRATE-SE!!! Beba bastante água, pois o calor da praia faz com que você perda muito líquido através do suor. Beba um mínimo de 8 copos de água diariamente, isso irá lhe ajudar no funcionamento de seu intestino, e também dos rins.     Por isso, nunca esqueça de beber 1 a 2 copos de água ou outra bebida não alcoólica e não cafeinada antes de seu exercício ou exposição prolongada ao sol, além de tomar alguns goles durante, e ainda 2 copos após o treino. Ou voltando da praia ou piscina........ bebendo sempre, mesmo sem sentir sede.

18. Fuja das grandes compensações do tipo comer muito e depois, por culpa, não comer mais nada. Cada vez que o corpo não recebe a quantidade de alimento de que necessita, é como se interpretasse que está num deserto sem comida. Seu instinto de sobrevivência faz com que poupe energia e passe a gastar menos para poder armazenar provisão. É preferível diminuir as quantidades, fracionando as refeições, e comer mais vezes - nunca fazendo intervalos com mais de três horas.

19. Aprenda a distinguir a fome verdadeira da vontade de comer. Ao notar que o que está sentindo é fruto de ansiedade ou parte do hábito de beliscar, procure se distrair: ligue para uma amiga, ouça música, leia, dê um passeio. Só não corra para a geladeira!! Pense na recompensa que a espera ali na frente: um corpo bonito, pronto para as festas de fim de ano e para você arrasar no verão.
Beijo e Boas Festas!!

Dra. Michelle Ferreira de Simone - Especialista em Nutrição  Esportiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário