08 dezembro, 2011

 Alimentação para os tipos pele

Para se ter uma pele saudável, é importante que a alimentação seja balanceada, rica em vitaminas, minerais, proteínas e fibras. Dietas muito restritivas que priorizam determinados alimentos e excluem outros, podem prejudicar a nutrição do organismo e deixar a pele seca, opaca, sem vida.
A alimentação também pode influenciar no aparecimento da acne, há uma relação no consumo de alimentos gordurosos e com muito açúcar com o aparecimento das espinhas. Já a pele seca, precisa de hidratação extra, alimentos ricos em gorduras boas, auxiliam na hidratação da pele.
Veja as dicas de alimentos para cada tipo de pele:

Pele oleosa e mista com tendência à acne

·         Evite alimentos gordurosos, como chocolate, carnes gordurosas, bacon, salsicha, salame, queijos amarelos, nozes, frituras, marisco, manteiga, chocolate, cacau, amido, produtos suínos, refrigerantes à base de cola, açúcar, café, chá muito quente e álcool   que dilata os poros. Esses alimentos não causam a acne diretamente, mas podem agravar o aparecimento delas.
·         Beba bastante água, pelo menos 8 copos de água por dia.
·         Evite alimentos com um elevado índice glicémico (IG). A ingestão desses alimentos, como o pão e arroz branco, bolachas, batata (cozida, assada ou puré), aumenta a taxa de glicose no sangue, alterando o sistema endócrino, o que se reflete negativamente na pele.
·         Prefira alimentos integrais, como pão e arroz integral, bolachas e torradas integrais, que não aumentam a taxa de glicose.
·         Abuse no consumo de frutas, verduras e legumes.
·         Aumente o consumo de fibras, elas ajudam no funcionamento do intestino e auxiliam na eliminação das toxinas.
·         Consuma alimentos ricos em vitamina A. O betacaroteno, pode reduzir a produção de sebo controlando a atividade das glândulas sebáceas. Boas fontes: cenoura, manga, moranga, mamão, espinafre, brócolis, rúcula, agrião, gema do ovo, leite, fígado, etc.
·         Inclua alimentos ricos em Vitamina B6, que ajuda a regular os níveis de hormônio associados ao desenvolvimento das lesões da acne, por isso, o que reduz as suas complicações. Você encontra esta vitamina no frango, atum, fígado, banana, cereais integrais, levedo de cerveja, arroz integral, cará, alho e semente de gergelim.
·         Alimentos ricos em vitamina B2, ajudam a controlar a oleosidade da pele. Aumente o consumo de couve, leite, queijos, ervilha, ovo, arroz integral, cenoura, mandioca, mandioquinha, tomate, feijão, abacate, abacaxi, goiaba, mamão e manga.
·         O zinco encontrado nos frutos do mar, carnes e cereais integrais, está relacionado com a manutenção da saúde da pele, pois aumenta a atividade imunológica, reduz inflamações e promove a regeneração do tecido e níveis saudáveis de hormônios.
·         O manganês possui ação antiinflamatória, você encontra nos grãos integrais, nozes e leguminosas, frutas e vegetais.
·         Peixes como salmão, sardinha, atum, cavala e arenque, são ricos em ômega 3 que auxiliam no processo inflamatório, auxiliando na cicatrização da acne.
·         A vitamina C também ajuda, por ser antioxidante e antiinflamatória. Aposte nas frutas cítricas como acerola, goiaba, laranja, limão, caju, morango, tomate, abacaxi, goiaba, pimentão, brócolis.
·         O chá verde repele as bactérias que causam as espinhas e reduz a inflamação.
·         A clorofila, presente nas folhas verde escuras, é desintoxicante e pode ajudar no combate da acne.
·         Ervas naturais como, alecrim, camomila, erva-cidreira e erva-doce, ajudam a controlar a oleosidade da pele e por conseqüência, o aparecimento da acne.
·         Própolis e Mel possuem ação antiinflamatória, fungicida e revitalizante.

Pele seca e sensível
  • Para este tipo de pele, as orientações acima para pele oleosa, são válidas, mas é preciso caprichar nas doses de vitaminas antioxidantes, pois este tipo de pele é mais propença a formação de rugas.
  • Capriche nas doses dos antioxidantes como: acerola, abacaxi, goiaba, melancia, mamão, laranja, uva vermelha, morango, e cereais integrais, castanha do Pará, nozes, óleos vegetais, vegetais de folhas verdes, brócolis e frutas vermelhas, sementes de abóbora, etc.
  • Aloe e Vera (Babosa) é super hidratante e nutritivo, você pode usar batido com suco de frutas.
  • Aveia também é hidratante e nutritivo, incluir diariamente na alimentação vai deixar sua pele mais bonita e hidratada.
  • Aposte nas frutas nutritivas e com propriedades hidratantes como: banana, coco, kiwi, maça verde, manga rosa, morango, abacate, pêssego e pitanga.
  • Alimentos ricos em gorduras boas como, óleo de linhaça, azeite extra-virgem, nozes, castanhas e gérmem de trigo, ajudam na hidratação da pele.
  • Evite café e bebida alcoólica, sal, alimentos condimentados, carne vermelha, laticínios, alimentos refinados e fritos e açúcar em excesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário