18 junho, 2012

Como não deixar de lado Frutas e legumes no inverno!


Olá pessoal,

Nesta época, muita gente acaba deixando de lado a frutas e as fibras na alimentação. Isso porque - realmente temos que concordar - saladas e frutas não apetecem muito. Todo mundo prefere um chocolate quente na hora do lanche, um bolinho quentinho, um pãozinho na chapa, e daí consequentemente as fibras são esquecidas!
Para evitar que isso ocorra, é só mudar a forma de preparo dos alimentos! As saladas podem ser substituídas por sopas de legumes que podem ser usadas na entrada, antes do prato principal. Uma boa estratégia para quem está querendo emagrecer, pois traz mais saciedade! Também podem ser preparados purês de legumes (cenoura), legumes podem ser levados ao forno (como tomate recheado).
As frutas podem ser aquecidas! Maçã, banana, pêra e até salada de frutas aquecidas no forno ou no micro-ondas, com canela e especiarias ficam uma delícia e ainda mantém todos os nutrientes! São opções que aquecem o corpo e tem poucas calorias. Mingaus também são ótimas opções para o café da manhã!

Então vamos anotar algumas receitinhas muuuito fáceis de fazer!?

Mingau light – Rende 1 porção de 230 cal

2 col de sopa de aveia
1 col de sopa de farelo de linhaça
200ml de leite desnatado
1 col chá de canela
1 banana prata cortada
1 col de sopa de amêndoas torradas
Adoçante próprio para fogo a gosto

Misture o leite, a aveia, a linhaça e o adoçante e leve ao fogo até engrossar. Sirva com a banana cortadinha e salpique a canela e as amêndoas.


Salada de frutas assada (rende 10 porções) -100 cal cada

1 abacaxi descascado e cortado em cubos / 1/2 xíc. (chá) de água / adoçante culinário a gosto / 1 maçã descascada e cortada em cubos/ 1 pera descascada e cortada em cubos/ 1 manga descascada e cortada em cubos/ 2 xíc. (chá) de morango partido ao meio/ 10 damascos secos cortados em tiras/ Canela em pau a gosto

Modo de fazer : No liquidificador, bata 1/4 do abacaxi com a água e o adoçante até virar um suco. Distribua o restante do abacaxi, as outras frutas e a canela em uma fôrma refratária. Regue com o suco. Cubra a fôrma com papel-alumínio. Leve ao forno (médio) por 30 minutos.


Sopa de legumes - 90 cal por porção

Ingredientes:
½ cebola ralada / 2 cenouras em rodelas / 2 chuchus em cubos
2 abobrinhas em cubos / 1 xícara de vagem picada
2 tomates (sem pele) em cubos / 2 talos de salsão em tiras
1 talo de alho poró em rodelas finas / 1 colher (sobremesa) azeite
sal a gosto / 2 litros de água / 2 cubos de caldo de legumes
folhas de hortelã / 2 colheres (sopa) salsa picada

Modo de preparo: Numa panela grande, refogar a cebola no azeite, acrescentar os legumes e temperar com sal a gosto. Acrescentar a água, o caldo de legumes e deixar cozinhar por 30 minutos. Desligar o fogo e juntar as folhas de hortelã, a salsa e servir. Rendimento: 4 porções


Tomate recheado com atum e ricota - 80 cal por tomate

2 tomates
1 col de sopa de atum + 1 col de sopa de ricota (em cada tomate)
salsão e salsinha a gosto

Modo de fazer: Corte a ponta do tomate. Retire a polpa com auxílio de uma colher e reserve. Em uma frigideira refogue com alho a polpa, o atum e a ricota. Rechear os tomates com este refogado. Salpicar 1 colher de chá de queijo ralado e 1 fio de azeite em cima do tomate. Levar ao forno por uns 20 minutos. Pode substituir o atum por peito de frango desfiado.

Por Dra. Michelle Ferreira De Simone
Nutricionista CRN-19020

Nenhum comentário:

Postar um comentário