24 maio, 2011

ANDROPAUSA

Olá pessoal,

Vamos falar sobre:  ANDROPAUSA

Não somente as mulheres sofrem com a queda dos hormônios. A testosterona, principal hormônio masculino também tem sua produção diminuída com o passar dos anos.  Diferentemente das mulheres, não existe uma interrupção abrupta na secreção do hormônio, mas um decréscimo gradual que se inicia no adulto jovem e progride através dos anos. Esse processo é conhecido como andropausa, ou mais corretamente, Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM), que atinge cerca de 9% da população masculina acima dos 40 anos e 33% com mais de 60 anos.


Nem sempre é fácil identificar os sintomas, que muitas vezes são confundidos com stress ou problemas com o trabalho. Além disso, homens são mais resistentes em procurar ajuda médica quando algo está errado. Porém a DAEM afeta a qualidade de vida e o bem estar do homem.

Estudos mostram que níveis baixos de testosterona aumentam a chance do desenvolvimento de osteoporose, problemas cardiovasculares, síndrome metabólica, disfunção erétil e outras doenças. Os principais sintomas apresentados são alteração de humor, cansaço, distúrbios do sono, diminuição da força muscular, diminuição da libido e da memória.


O tratamento é feito basicamente através da reposição hormonal, quando os níveis de testosterona estão muito baixos, associada a exercícios físicos regulares e alimentação equilibrada. Atualmente existem diversas formas de reposição sendo a mais utilizada à injetável que pode ser feita trimestralmente. Porém, é necessária uma avaliação médica detalhada antes de iniciar o tratamento.

Até a próxima...

Abraço a todos,

DRA. MONICA PALMANHANI

Nenhum comentário:

Postar um comentário