28 fevereiro, 2011

Você sabe o que é intolerância a lactose?


Olá pessoal,

muito se fala em lactose, e para esclarecimento geral resolvi colocar um post mais técnico sobre o assunto. A nutris funcionais abominam o leite!!Eu tenho como base a funcional também, mas acredito que tudo deve ter moderação. Mas devo concordar que realmente quando se tira o leite (e derivados) da vida de uma pessoa, a melhora é inacreditável. Pessoas com rinite e enxaquecas por exemplo,melhoraram os sintomas na primeira semana sem ingerir o alimento!!

Intolerância à lactose é a incapacidade de digerir a lactose, resultado da deficiência ou ausência da enzima intestinal chamada lactase. Esta enzima possibilita decompor o açúcar do leite em carboidratos mais simples,para a sua melhor absorção. Este problema ocorre em cerca de 25% dos brasileiros.

Há três tipos de intolerância à lactose, que são decorrentes de diferentes processos. São eles:

1) deficiência congênita da enzima;
2) diminuição enzimática secundária a doenças intestinais;
3) deficiência primária ou ontogenética.

O primeiro tipo é um defeito genético muito raro, no qual a criança nasce sem a capacidade de produzir lactase. Como o leite materno possui lactose, a criança é acometida logo após o nascimento.

O segundo tipo é bastante comum em crianças no primeiro ano de vida e ocorre devido à diarréia persistente, pois há morte das células da mucosa intestinal (produtoras de lactase). Assim, o indivíduo fica com deficiência temporária de lactase até que estas células sejam repostas.

Estatisticamente, o terceiro tipo é o mais comum na população. Com o avançar da idade, existe a tendência natural à diminuição da produção da lactase. Esse fato é mais evidente em algumas raças como a negra (até 80% dos adultos têm deficiência) e menos comum em outras, como a branca (20% dos adultos).

Devido a essa deficiência, a lactose não digerida continua dentro do intestino e chega ao intestino grosso, onde é fermentada por bactérias, produzindo ácido láctico e gases (gás carbônico e o hidrogênio, que é usado nos testes de determinação de intolerância à lactose). A presença de lactose e destes compostos nas fezes no intestino grosso aumenta a pressão osmótica (retenção de água no intestino), causando diarréia ácida e gasosa, flatulência excessiva (excesso de gases), cólicas e aumento do volume abdominal.

Os sintomas mais comuns são náusea, dores abdominais, diarréia ácida e abundante, gases e desconforto. A severidade dos sintomas depende da quantidade ingerida e da quantidade de lactose que cada pessoa pode tolerar. Em muitos casos pode ocorrer somente dor e/ou distensão abdominal, sem diarréia. Os sintomas podem levar de alguns minutos até muitas horas para aparecer. A peristaltase, ou seja o movimento muscular que empurra o alimento ao longo do estômago pode influenciar o tempo para o aparecimento dos sintomas. Apesar de os problemas não serem perigosos, eles podem ser bastante desconfortáveis.

Conforme fomos crescendo, alguns de nós permaneceram com o hábito de tomar um copo de leite ao dormir ou até mesmo ao acordar, ao passo que outros desenvolveram até mesmo um certo asco ou intolerância orgânica pelo alimento.

De uma forma ou de outra, o que podemos tirar de tudo isso é que todo os recém-nascidos precisam de leite. De preferência do peito da mãe, pois além de ser mais completo nutricionalmente, tem todo um valor simbólico na relação mãe-bébé.

Mas, por que será então que alguns continuam incorporando-o a sua alimentação regular enquanto outros não sentem a sua menor falta?
Levando-se em consideração a necessidade de um organismo adulto para o consumo de leite, teremos muitas opiniões e saberes divergentes, cada qual embalado por uma teoria e prática mais convincente.

Atualmente, temos percebido, cada vez mais, a não inclusão ou baixa recomendação de leite e seus derivados nas dietas de emagrecimento. Nessa perspectiva, alguns médicos e nutricionistas acreditam que as proteínas presentes no leite atrapalham o processo de digestão. Outros acham que seu alto poder calórico pode ser substituído pelo leite de soja, que tem valor energético menor e nutricional maior. Outros ainda crêem que o leite atrapalha o processo de aceleração do metabolismo, dificultando a transformação dos alimentos em energia. Alguns outros, ainda, talvez mais evolucionistas, dispensam o leite por considerarem o homem o único mamífero que ingere leite após a vida adulta, o que não muda muito o estado de coisas, já que os animais adultos talvez o quisessem, mas enfim não sabem como pedi-lo.

A grande questão é que, independente dos rumores que o leite vem causando no que se refere a sua incorporação na alimentação ou não, é extremamente importante que se conheça seus benefícios e malefícios nutricionais para que cada um possa tomar as suas próprias conclusões e decisões particulares.

Nutricionalmente, o leite fornece todos os aminoácidos essenciais, carboidratos e gorduras, tendo suas proteínas um grande valor biológico que pode ser comparado inclusive ao da carne e ao do peixe. Além disso, é rico em sais minerais, como o cálcio e o fósforo, desempenhando um papel muito importante na manutenção de músculos e ossos saudáveis e na prevenção da osteoporose.

O leite possui um alto teor de gorduras, que garante um elevado valor energético, mas, por outro, conta com a presença de vitaminas solúveis na gordura, que tem um grande poder de reserva orgânica, tais como as vitaminas A, D, E e K. Por isso o ideal é optar sempre pelo desnatados, queijos brancos, frescos e iogurtes light, pois têm menos gordura e açúcar. As vitaminas sofrerão alteração, mas a fonte de cálcio e fósforo se manterá.

Algumas pessoas se sentem mal principalmente quando tomam o leite antes de praticar atividade física, por isso, se é seu caso, deixe-o para tomá-lo longe dos exercícios físicos.

É isso,
 
Dra. Michelle de Simone (Nutricionista)

26 fevereiro, 2011

Sucos que ajudam na celulite!



Olá pessoal,

muita gente me pergunta se existe algum alimento, suco ou chá capaz de eliminar a celulite. A resposta infelizmente é NÃO! Nenhum alimento faz milagre sozinho, mas dentro de um contexto de alimentação equilibrada e exercícios físicos regulares, alguns sucos e chás podem auxiliar SIM, no aspecto da celulite. Todos esse sucos são diuréticos, possuem propriedades anti-inflamatórias e auxiliam no aspecto da pele de “casca de laranja”.

Vamos anotar??

Suco I
- 250 ml de água de coco
- 1 colher de sobremesa de salsa
- 1 pires de chá de couve manteiga crua
- 1 fatia grossa de abacaxi
- 3 folhas de hortelã
- suco de ½ limão

Benefícios: Este suco é rico em antioxidantes que ajudam a reduzir a inflamação típica da celulite. A couve e a salsa, possuem efeito desintoxicante; o limão contém vitamina C e limoneno, ambos com atividade antiinflamatória, garantindo uma pele mais lisa. O potássio da água de coco evita a retenção de líquido, outra característica do processo inflamatório. O abacaxi tem efeito antiinflamatório, diurético e digestivo, graças a uma substância encontrada em seu miolo, a bromelina, e a hortelã, auxilia na digestão.

Suco II
- 1 copo de 200ml de chá de cavalinha gelado (fazer a infusão de 1 copo de 250ml de água quente c/ 1 col de sobremesa da erva cavalinha, deixar descansar por 5 minutos e depois colocar p/ gelar)
- 1 maçã com casca
- 1 kiwi
- ½ cenoura
- 1 pedaço pequeno de gengibre picado
- 1 colher (sopa) de gérmem de trigo
A cavalinha é um chá desintoxicante e diurético, a maçã auxilia ajuda a eliminar as toxinas, e o kiwi é rico em potássio que evita a retenção de líquidos no organismo e a cenoura auxilia o funcionamento do intestino. O gengibre é antioxidante e possui propriedades antiinflamatórias, já o gérmem de trigo é rico em ferro e vitaminas do complexo B, que são indispensáveis para desintoxicação do organismo.

Suco III

- 1 copo de 200ml de chá de Hamamélis gelado (fazer a infusão de 1 copo de 250ml de água quente c/ 1 col de sobremesa da erva cavalinha, deixar descansar por 5 minutos e depois colocar p/ gelar)
- 1 fatia de melão
- ½ pepino
- Raspas de limão
- 1 col de sopa de semente de linhaça

O chá é desintoxicante e diurético. O Melão é fonte de potássio que ajuda a eliminação dos líquidos acumulados no organismo. O pepino hidrata, e ajuda a “varrer” as toxinas das células. Já a casca do limão, contém substâncias antioxidantes e a linhaça é rica em Omega 3, e possui ação anti-inflamatória.

Suco IV
- 1 copo de 100ml de chá de Castanha-da-índia gelado (fazer a infusão de 1 copo de 250ml de água quente c/ 1 col de sobremesa da erva cavalinha, deixar descansar por 5 minutos e depois colocar p/ gelar)
- 1 pêra
- Suco de 1 lima da pérsia
-Suco de 1 laranja
- 1 castanha do Pará

O chá é desintoxicante e diurético. A pêra é rica em potássio, que ajuda a combater a retenção de líquidos e junto com a lima e a laranja, melhorara a circulação linfática e reduz o acumulo de líquidos no corpo. A castanha-do-Pará é rica em selênio, importante antioxidante contra o envelhecimento das células.

Suco V
- 1 copo de 200ml de chá de espinho branco gelado (fazer a infusão de 1 copo de 250ml de água quente c/ 1 col de sobremesa da erva cavalinha, deixar descansar por 5 minutos e depois colocar p/ gelar)
- 1 fatia de melancia
- 1/2 beterraba
- 1 col de sopa de aveia
O chá é desintoxicante e diurético. A melancia é diurética e rica em fibras, já a beterraba, auxilia a circulação sangüínea, e ajuda a varrer as toxinas das células. A aveia é rica em silício, previne a formação dos furinhos reorganizando as fibras de sustentação da pele.
 
Beijos
 
Dra. Michelle de Simone - Nutricionista

24 fevereiro, 2011

Happy Hour light...

Olá pessoal,

Parece impossível se controlar no barzinho e nas baladinhas, mas quem busca um estilo de vida mais saudável realmente tem que continuar a dieta no final de semana para não "estragar" o esforço da semana inteira.
Isso não significa deixar de sair e se divertir com medo de não resistir às tentações. As escolhas quem faz é você, e em todo boteco tem sempre uma opção mais saudável...é só querer enxergar!!

  • Para beber, se possível fuja do álcool!! Escolha bebidas com zero calorias como: chá mate ou verde, refrigerante zero/light, água tônica light ou até mesmo suco de fruta com adoçante!Suco de melão, abacaxi com hortelã, morango, maracujá e melancia são ótimas opções!
  • Mas se não resistir ao álcool (como eu nunca resisto) procure os drinks a base de fruta e adoçante e limite-se a tomar apenas 1 ou 2 doses (caipirinhas de frutas com saquê, pinga ou vodka). Fuja das cervejas e dos Chops, pois provavelmente você não irá conseguir tomar apenas um copinho, certo?!
  • A caipirinha de limão c/ açúcar e pinga (200 ml) tem cerca de 300 Kcal. Usando adoçante as calorias vão p/160 cal. Por isso quem fala "Afeee" quando peço caipiroska sem açúcar e com adoçante é melhor começar a parar de me zuar... kkk...Assim você já economiza as calorias sem abrir mão do prazer!
  • Vinho branco, tinto ou champagne também tem menos calorias, e pelo menos no caso do vinho tinto ainda traz benefícios para a saúde. Mas também nada de exageros!
  • Para comer, passe longe das frituras! Pastéis, batata frita, polenta, mandioca, salgadinho (bolinha de queijo, bolinho de bacalhau, etc.) são extremamente calóricos e gordurosos e impossíveis de comer 1 só. Uma boa opção são as porções de filé mignon em tiras, carne acebolada ou frango em filete, sem ser à milanesa ou empanado. Essas proteínas vão te deixar saciado por mais tempo, e evitar que você "extrapole" no happy hour.
  • Outras opções saudáveis: tábua de frios magros (lombinho canadense, peito de perú, mussarela de búfala e queijo branco), porção de azeitonas, bruschetas, sashimis de salmão, palitinhos de vegetais no gelo, canapés de carpaccio ou até mesmo um sanduíche mais natural como por exemplo, queijo branco + peito de perú+ tomate seco no pão Ciabatta.

    Enjoy:)
É isso,

Dra Michelle De Simone

INCHAÇO SOB CONTROLE!

Olá pessoal,
No período da TPM e no período menstrual é quando o problema se torna mais evidente devido à grande oscilação hormonal. A progesterona, é o hormônio que altera o mecanismo de equilíbrio hídrico, favorecendo a retenção de líquido no organismo.
A retenção de líquidos acomete 9 em cada 10 mulheres e pode acarretar uma variação no peso de 1 até 2Kg no dia.
Ou seja, além de irritadas e sensíveis a gente também incha!!

Saiba então como controlar este problema...


Quais alimentos devem ser evitados?
  • Deve-se adotar uma dieta com menos sal (sódio) possível. Evitar alimentos industrializados, embutidos e enlatados que contém muito sódio como: salsichas, presunto, mortadela, salame, queijos amarelos, frios em geral, sucos em pós, temperos industrializados como ketchup, mostarda, molho shoyu, picles, azeitonas, ervilhas e legumes enlatados, carnes com muito sal como bacalhau e carne-seca, etc.
  • Outro aditivo, o glutamato monossódico, também deve ser evitado! Até mesmo aquelas “inocentes sopinhas” de saquinho com baixas calorias, que são ricas em sódio.
  • Os refrigerantes mesmo sendo light ou zero também devem ser evitados devido ao teor do sódio. Por isso, sempre leia o rótulo dos alimentos e fuja dos que tem glutamato monossódico ou sódio em sua composição.
  • Alimentos com alto Índice Glicêmico (IG), ou seja, que demandam uma grande quantidade de insulina para serem absorvidos pelo organismo, também devem ser evitados. Isso porque apesar de não terem alto teor de sódio, a insulina, por sua vez, retém sal é água, o que contribui com o inchaço. Por isso, é importante controlar também a ingestão de carboidratos simples, feitos com farinha branca como as massas, pães, batata, mandioca, beterraba, arroz branco, doces e o açúcar.
Quais alimentos ajudam a desinchar? 
  • Primeiro fator é beber muita água para limpar o organismo, pois além de estimular os rins e melhorar a circulação, ajuda a equilibrar a quantidade de sódio no organismo e a eliminar as toxinas!
  • Invista em hortaliças e frutas que facilitam e prolongam a digestão, melhorando a absorção de minerais que evitam a retenção
  • Consuma alimentos naturalmente diuréticos, como: como chuchu, pepino, melancia, melão, pêra, abacaxi, tomate, broto de feijão, aipo, alcachofra, erva-doce, acelga, berinjela, espinafre, brócolis, couve, gengibre e canela.
  • Alimentos ricos em potássio, também podem ajudar! Este mineral ajuda a eliminar o excesso de sódio do organismo. Banana, berinjela, água de coco, sementes de linhaça, tomate, melão, pêssego, laranja e espinafre, são boas fontes deste mineral.
  • Aposte no magnésio que previne a retenção de líquidos. Abacate, cereais integrais, granola, arroz integral, castanhas, legumes e vegetais verdes.
  • Inclua alimentos ricos em vitaminas do complexo B, especialmente B6. Eles agem na redução dos níveis de homocisteína, proteína presente no sangue que aumenta com a idade e prejudica a circulação. São eles: frango, banana, cereais integrais, levedo de cerveja, arroz integral, cará, alho, sementes de gergelim.
  • Alimentos ricos em silício normalizam a capacidade de retenção hídrica entre as células. Ótimas fontes são aveia, cevada, salsa, nabo, alho, avelã, castanha do Pará feijão, centeio, trigo e geléia real.
  • Abuse do temperos naturais como alho, salsinha, salsão, cebola, orégano, hortelã, limão, manjericão, gengibre, coentro e cominho. Assim você dá mais sabor aos alimentos sem precisar adicionar sal.
Ah, claro que ficar sentada o dia todo não vai ajudar em nada!!Mexa-se!


É isso, bjs

Dra. Michelle De Simone
Passo a passo para você atingir seus objetivos de forma mais precisa e eficaz:



O primeiro passo para construção de um estilo de vida saudável, deve-se basear em 3 pontos principais: a prática de exercícios regulares (sendo a freqüência e intensidade determinada por tempo e objetivos individuais); uma alimentação balanceada (quantidade de proteínas, carboidratos, gorduras e vitaminas adequadas) e descanso (físico e mental).

Independente do objetivo, ganho de massa magra ou redução da quantidade de gordura, para um estilo de vida saudável torna-se indispensável avaliar os três pontos acima descritos.

O segundo passo, é realizar a avaliação da composição corporal. Nesta avaliação, se obtêm o % de gordura do corpo e a quantidade de massa magra (músculos, ossos, água e órgãos). A partir desta avaliação pode-se traçar metas mais precisas e individuais e conseqüentemente teremos resultados mais precisos e eficazes.

Orientações Nutricionais para ganho de massa muscular:

A necessidade calórica varia de acordo com cada pessoa, segundo o sexo, a idade, a intensidade e a freqüência de atividade física Desta forma, o cardápio pode variar de 2.000 a 4.000 calorias ou até mais. Por isso, se seu objetivo é ganhar músculos, certamente você deverá ingerir mais calorias do que você gasta no seu dia a dia. Basicamente, é preciso elevar a ingestão de proteínas, carboidratos e controlar o consumo das gorduras. Mas cuidado: o excesso de proteínas pode sobrecarregar a função do rim, já que este é o responsável pela filtração de tudo que passa pelo nosso corpo. Então, vai um alerta: cuidado com excesso de suplementos protéicos, eles devem estar presentes na dieta sempre sobre a orientação de um nutricionista ou médico.


As proteínas são as principais envolvidas nos processos de construção e reparação de todos os tecidos do corpo humano. São elas as responsáveis pela construção e manutenção da massa muscular, formação de enzimas , hormônios e anticorpos. Quem treina (treino para hipertorfia - ganho de massa magra) precisa comer cerca de 1,2 a 2,7g de proteína por Kg/dia. A quantidade de proteína que deve ser administrada para desportistas ainda é muito discutida, entretanto, já é consenso, que estes indivíduos devem ingerir uma quantidade maior do que indivíduos que não praticam exercícios físicos.


Os carboidratos são as principais fontes de energia na dieta, e devem corresponder cerca de 60 % das calorias ingeridas ao dia. Se não atingir a quantidade ideal de carboidratos, o organismo acaba utilizando as proteínas como fonte energética, o que leva a uma perda de massa muscular. Sendo assim, não basta comer mais ovos, carnes, leite e derivados (fontes de proteínas), o corpo necessita dos carboidratos presentes nos seguintes alimentos: batata, mandioca, macarrão, pão, bolachas, barrinhas de cereais, entre outros.


Em relação às gorduras, deve-se evitar o consumo das saturadas (aquelas que são responsáveis pelo aumento do colesterol, tais como, frituras, manteigas, carnes gordurosas, creme de leite, entre outros) e dar preferência às gorduras insaturadas (presentes em óleos vegetais (canola, por exemplo), castanhas, nozes e peixes como salmão, entre outros. As gorduras devem representar apenas 10 a 15% das calorias ingeridas ao dia.

É isso,
Bjos  Dra Michelle

22 fevereiro, 2011

Ração Humana

A ração humana é uma novidade?
Talvez a novidade esteja na forma como está sendo divulgada. É comum as pessoas usarem linhaça, aveia ou outro cereal isoladamente. A ração humana mistura todos eles. Mas sempre foi de conhecimento de todos que fibras são saudáveis.

Ela substitui uma refeição?
Sim. Pode ser substituído por uma refeição.


Qual a forma ideal de consumi-la?
O ideal é consumi-la na forma de farinha.


Pode ser consumida diariamente? Há alguma contra-indicação?
Sim. Evitar em pacientes com síndrome do cólon irritável e pacientes com alergia a algum dos componentes.


Ela é formada por um mix de cereais integrais, todas são compostas pelos mesmos ingredientes?
Não varia de fabricante.

Se não, como escolher qual é a mais indicada para cada pessoa?
De uma maneira geral, a diferença entre elas é muito pequena com 1 a 3 componentes a mais ou a menos.


Quais os principais componentes?
Linhaça dourada - É rica em ácidos graxos Ômega 3, sais minerais e vitaminas. Auxilia na regularização do intestino, tem ação antiinflamatória, aumenta a atividade do sistema imunológico, além de possuir uma substância que protege contra tumores de mamas, ovário e próstata.

Colágeno - Usado para enrijecer os tecidos da pele, eliminar rugas e aumentar a tonicidade dos músculos. Fortalecem unhas, cabelos e hidrata a pele, dando-lhe maior resistência, mais espessura, crescimento e brilho. Fornece aminoácidos fundamentais para a manutenção dos ossos e a reconstituição ou regeneração de algumas articulações.
Fibra de trigo - Estimula o peristaltismo do intestino, ajuda na prisão de ventre e favorece a eliminação de toxinas dos órgãos de digestão e excreção. As fibras são muito importantes também na prevenção de hemorróidas, câncer e obesidade.

Aveia - auxilia no combate ao colesterol, estimula o apetite. Além disso, ela é essencial ao crescimento humano, fortificando o músculo cardíaco, regulando o sistema nervoso e fortalecendo a pele e os cabelos. Por isso ela é tão utilizada em produtos de beleza.
Leite de Soja - É rico em proteínas, vitaminas, sais minerais e lecitina, que tonifica o sistema nervoso. Ele também contém um hormônio natural vegetal que age no organismo como estrogênio, ajudando na redução de sintomas associados com a menopausa.
Açúcar mascavo - Extraído da cana-de-açúcar, não passa por processo de refinamento, mantendo assim as vitaminas e sais minerais do caldo da cana. Contém vitaminas e grande quantidade de minerais – entre eles o ferro, o magnésio, o cálcio e o fósforo.
Castanha - É rica em folato e vitaminas C e B6. É excelente fonte de ferro, fósforo, riboflavina e tiamina.
Amêndoa - É relativamente rica em vitaminas B1, B6 e principalmente vitamina E. A amêndoa é um dos alimentos vegetais mais ricos em cálcio e fósforo. Contêm quantidades importantes de magnésio, potássio, ferro, zinco e cobre.
Gergelim - Alimento muito rico em cálcio e fósforo. O gergelim possui em sua composição óleo de ótima qualidade biológica, proteínas, lecitina, vitaminas A, E, B1, B2, niacina e minerais. Tonifica os nervos, ajuda no combate dores reumáticas, tumores, acido úrico, memória fraca, hemorróidas, gastrites, ulcera prisão de ventre, pressão alta. É um excelente repositor de cálcio.
Gérmen de Trigo - Contém vitaminas dos grupos A, B, D, F, K e principalmente a vitamina E, que regenera os tecidos.
Quinua real - um dos poucos vegetais completos, por apresentar um balanço de aminoácidos adequados à nutrição humana. Cada grão contém 20 tipos de aminoácidos, entre eles a metionina e a lisina, responsáveis pela formação da proteína completa. Levedo de Cerveja - Repõe sais minerais e vitaminas, fortalecendo o sistema imunitário. Rico em vitaminas do complexo B, manganês, cromo e fósforo.

Quais ingredientes devem ser evitados?
Como disse, prefiro evitar as prontas q já contém guaraná na composição. Se for usada pela manhã, pode ser colocado o guaraná que ajuda a aumentar a energia.

A ração humana pronta e a ração humana preparada na hora pode trazer resultados diferentes? Qual é a melhor?
Os resultados são os mesmos, a diferença é que na feita pelo cliente, ele pode optar por usar ou não algum componente. Prefiro as não prontas, pois podemos escolher o que colocar, por exemplo, a grande maioria não contém quinta q considero bem importante.

Qual cuidado na hora de comprá-la? Há alguma garantia de que os ingredientes são de boa procedência? Alguma dica na hora de escolher?
Como qualquer alimento a ser consumido, deve estar no prazo de validade, e ser comprado em local com boas condições de higiene. Não temos como garantir que a procedência é boa. Desconfie de locais muito baratos e em más condições de armazenamento.

A ração humana ajuda no processo de emagrecimento? Por quê?
Pode ajudar no emagrecimento, principalmente se associada à dieta e exercícios físicos, pois as fibras absorvem água e dão a sensação de saciedade. Se usar a ração e ainda assim fazer uma refeição, pode causar efeito contrário e aumentar peso.

Ela é benéfica à saúde? Quais os seus benefícios efetivos?
Sim, fibras são benéficas. Os benéficos eu já citei acima.

Mulheres costumam reclamar de prisão de ventre. A ração humana pode ajudar neste processo?
Sim, seria mais um benefício da ração humana.


Qualquer pessoa pode consumi-lá? Ou deve ter a indicação de um especialista?
O ideal é sempre consultar um médico antes de iniciar qualquer tratamento para emagrecimento. As contra-indicações estão citadas acima.
Como escolher entre a versão integral e light? Qual é melhor?
Tem os mesmos princípios ativos e nutritivos da Ração Humana INTEGRAL, porém com 13 ingredientes. São retirados o guaraná e o cacau em pó (itens com cafeína), a farinha de milho branco (cujos carboidratos se transformam em açúcar) e o açúcar mascavo. Adiciona-se o ingrediente farinha de casca de maracujá, que tem como propriedade principal o controle da taxa de açúcar no sangue por ser rica em uma substância chamada pectina. Ideal como suplemento nutricional para quem tem hipertensão, gestantes/lactantes, e pessoas com problemas estomacais (hérnia de hiato, gastrite, azia, má digestão) e com tendência à diabetes (hiperglicemia).


A ração humana dá mais energia? É indicada para quem faz atividade física? Pode ser consumida antes da prática de exercícios?
Sim. Pode ser usada em praticantes de atividades físicas para aumentar a energia. Nessa situação não deve ser usada como substituto de uma refeição e sim como um complemento.

Há quem diga que a ração humana tem excesso de fibras e isso pode ser
prejudicial à saúde. Isso procede? Qual mal pode causar?

Para evitar problemas, deve ser ingerido bastante quantidade de água durante o dia para evitar problemas gastrointestinais como gases e fecaloma.


Como usá-la?
Indico 2 colheres de sopa com suco de fruta (abacaxi, morango) ou leite desnatado mais uma fruta ou yogurte para substituir café da manhã, almoço ou jantar.

Dra Monica Palmanhani

Andropausa


Não somente as mulheres sofrem com a queda dos hormônios. A testosterona, principal hormônio masculino também tem sua produção diminuída com o passar dos anos.  Diferentemente das mulheres, não existe uma interrupção abrupta na secreção do hormônio, mas um decréscimo gradual que se inicia no adulto jovem e progride através dos anos. Esse processo é conhecido como andropausa, ou mais corretamente, Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM), que atinge cerca de 9% da população masculina acima dos 40 anos e 33% com mais de 60 anos.
Nem sempre é fácil identificar os sintomas, que muitas vezes são confundidos com stress ou problemas com o trabalho. Além disso, homens são mais resistentes em procurar ajuda médica quando algo está errado. Porém a DAEM afeta a qualidade de vida e o bem estar do homem.

Estudos mostram que níveis baixos de testosterona aumentam a chance do desenvolvimento de osteoporose, problemas cardiovasculares, síndrome metabólica, disfunção erétil e outras doenças. Os principais sintomas apresentados são alteração de humor, cansaço, distúrbios do sono, diminuição da força muscular, diminuição da libido e da memória.
O tratamento é feito basicamente através da reposição hormonal, quando os níveis de testosterona estão muito baixos, associada a exercícios físicos regulares e alimentação equilibrada. Atualmente existem diversas formas de reposição sendo a mais utilizada à injetável que pode ser feita trimestralmente. Porém, é necessária uma avaliação médica detalhada antes de iniciar o tratamento.

DRA. MONICA PALMANHANI

21 fevereiro, 2011

Suspensão dos Medicamentos Anti-Obesidade

No próximo dia 23/02 a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), discutirá sobre a suspensão dos principais medicamentos para o tratamento da obesidade (Sibutramina, Anfepramona, Fenproporex e Mazindol). Sem dúvida isso acarretará a interrupção de muitos tratamentos de sucesso.
Nenhuma droga é passível de efeitos colaterais. Antiinflamatórios podem causar úlcera, antidepressivos aumentam o risco diabetes. Cabe ao médico, quando indicado, saber lidar com cada um desses efeitos e individualizar a melhor escolha para cada paciente. Da mesma maneira, contra-indicar o uso do medicamento na presença de fatores de risco que poderiam pré-dispor ao surgimento de efeitos colaterais. Recentemente a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) publicou diretrizes no tratamento da obesidade e baseada em diversas publicações considerou que,  quando bem indicada os benefícios das drogas anti-obesidade se sobrepõem aos riscos.
Uma das alegações da ANVISA seria de que os medicamentos anti-obesidade não estariam evitando a crescente epidemia de obesidade. De fato, talvez parar essa epidemia seja impossível, mas diminuí-la sem dúvida esses medicamentos contribuem e muito. No Brasil aproximadamente 50% da população adulta e 30% das crianças entre 5 e 9 anos estão sobrepeso.
Como estarão esses números nos próximos anos? Sem contar as comorbidades que quase sempre estão associadas à obesidade, como diabetes, hipertensão arterial, aumento de colesterol, infartos, aumento da incidência de alguns tipos de tumores. Será que estaremos preparados para lidar com tantas complicações?
Sabemos que mudanças na alimentação e a prática de atividade física são fundamentais para qualquer tratamento de emagrecimento. Porém, algumas pessoas não respondem exclusivamente a mudanças comportamentais e o uso de medicamentos se faz necessário.
Considero um retrocesso no tratamento da obesidade a suspensão das drogas que se não curam, auxiliam no controle dessa doença de origem multifatorial. Espero que essa decisão seja feita baseada em evidências e não meramente em interesses de poucos e não profissionais tratadores da obesidade.

Dra Monica Palmanhani.

Leia a posição da SBEM no site www.sbem.org.br- Anorexígenos X ANVISA

Diabetes - Uma epidemia mundial

Diabetes é uma doença crônica, de etiologia diversa, caracterizada pelo aumento da glicemia.
Atualmente é um dos mais sérios problemas de saúde pública, tanto em termos de pessoas afetadas, incapacitações e mortalidade prematura.
No Brasil, estima-se que uma pessoa a cada aproximadamente 2 minutos torna-se diabética e que em 2025 serão em torno de 300 milhões o número de diabéticos no mundo. Esse aumento deve-se a maior longevidade das pessoas, ao aumento do consumo de gorduras saturadas, ao sedentarismo e ao aumento da obesidade.
Existem diversos tipos de Diabetes, sendo os mais comuns o Diabetes tipo I e o tipo II. O primeiro acomete principalmente crianças e jovens e o tratamento é feito basicamente com insulina. O Diabetes tipo II manifesta-se principalmente em pessoas adultas, acima do peso e com história familiar de Diabetes. Os principais sintomas são: perda de peso, aumento da fome, da sede e da freqüência urinária, mas pode ser assintomática ou apresentar-se com manifestações discretas, tornando o diagnóstico tardio com um atraso estimado em pelo menos quatro a sete anos, fato que aumenta o risco de aparecimento de complicações. O tratamento do diabetes tipo 2 inicialmente é feito com mudanças no estilo de vida associada ao uso de medicações, porém 50% dos pacientes diabéticos tipo 2 necessitarão de insulina em aproximadamente 10 anos.
O diagnóstico de diabetes mellitus é feito quando a glicemia de jejum estiver maior ou igual a 126 mg/dl em dois ou mais exames ou quando a glicemia estiver maior ou igual a 200 mg/dl a qualquer hora do dia.
Diabéticos apresentam uma mortalidade duas a três vezes maiores que a população não diabética. Isso se deve principalmente as complicações que ocorrem com o decorrer da doença, secundário a um diagnóstico tardio e o mau controle da glicemia
Diante disso, o melhor tratamento para o diabetes continua sendo a prevenção e o diagnóstico precoce. E uma vez feito o diagnóstico, um acompanhamento médico é fundamental para evitar tais complicações.

Dra Monica Palmanhani