25 abril, 2011

PEQUENOS HÁBITOS FAZEM A DIFERENÇA


Mudança de hábito é uma coisa em que temos que ter muita dedicação e principalmente vontade. Começar a se alimentar melhor, iniciar uma atividade física, parar de ingerir bebidas alcoólicas ou parar de fumar, isso tudo depende de apenas uma pessoa...VOCÊ.

Não é fácil, mas também não é difícil e muito menos impossível. Porque será então que todas as vezes em que decidiu começar uma dieta, por exemplo, você não conseguiu? Será que você tomou a iniciativa por si própria, ou por influência de outros fatores? Um irmão, um amigo, uma mãe que comentou que você precisava emagrecer, um vestido que não servia e que você gostaria de usar na festa do final de semana, o verão que estava chegando, o namorado...

O ponto em que quero chegar é este. VOCÊ é a única pessoa que deve ter a iniciativa, por vontade própria, por achar que você precisa e não os outros. Enquanto isso não “aflorar” dentro de você, fica difícil começar um novo estilo de vida.

Comece por essas pequenas mudanças...

1. Alimentos light. Se hoje temos a opção de comprar o mesmo alimento, mas na versão light, com menos gorduras e menos calorias, porque não comprar? Esses alimentos foram criados com este propósito, para você não deixar de comer o que gosta, mas também evitar que se ingira gorduras, e calorias em excesso. A partir de agora, USE SEMPRE iogurtes, queijos, sucos, doces, e outros produtos na versão light.

2. Lanches naturais. Hambúrgueres e lanches gordurosos, podem ser substituídos por lanches com frios light (peito de peru, mussarela light, cottage, ricota, queijo branco, etc.), acompanhados com verduras e legumes, que contém fibras, te deixando saciado por mais tempo.

3. Barrinhas, gelatinas diet, pudins diet e frutas para combater a vontade de doces. Deu vontade de comer um doce? Não tem mais desculpa, hoje existem infinitas opções para você saciar esta vontade. A banana, por exemplo, você pode cozinhá-la no microondas, adicionar adoçante em pó com canela, e em poucos minutos a vontade vai embora! Gelatina diet, tem praticamente 0 calorias, se você adicionar uns pedacinhos de frutas (uva, morango, maçã...) ela fica mais gostosa e o melhor...não engorda!

4. Anote tudo que você come. Assim fica mais fácil ver aonde estão os erros e os exageros para melhorar da próxima vez.

5. Fique longe das frituras. Prefira sempre alimentos grelhados, cozidos ou assados. Assim você estará deixando de ganhar uns quilinhos a mais. Além disso, atrapalham a digestão, sobrecarregam o fígado e aumentam o “mau” colesterol (LDL) e os triglicérides do sangue.

6. Refrigerantes, só se for diet e mesmo assim, com moderação. Mesmo contendo 0 calorias, os refrigerantes contém sódio, o que dificulta a circulação e além disso, seu gás provoca dilatação do estômago. Portando evite-os ao máximo deixando para ingeri-los apenas aos finais de semana e com moderação.

7. Bebidas alcoólicas só em ocasiões especiais. O álcool acelera a perda de nutrientes importantes para o corpo. Um agravante: nem todo álcool ingerido é metabolizado e eliminado pelo organismo, ou seja, mesmo que se urine muito, sempre restará álcool por um certo tempo na corrente sanguínea. Além disso, possuem bastante calorias. Quando for tomar, prefira um vinho tinto que possui ótimas propriedades, comprovadas cientificamente.

Por Dra. Michelle Ferreira De Simone
Nutricionista CRN-19020

Nenhum comentário:

Postar um comentário