29 fevereiro, 2012

É TEMPO DE SALADA!

A palavra salada vem do latim para salgado, referindo o tempero – sal de cozinha. Prato versátil, pode ser servida no começo, no meio ou no fim de uma refeição. Pode também ser por si só uma única refeição completa, com carboidratos, proteínas, gorduras saudáveis, fibras, vitaminas e minerais.

Nas saladas valem todas as misturas e ousadias, o fresco dos ingredientes, a combinação dos diferentes sabores e texturas, a escolha sábia do tempero e o molho mais adequado.

As verduras e legumes oferecem uma série de propriedades importantes para o organismo. Contém uma alta porcentagem de água (na alface, chega a 95%) indispensável ao organismo, grandes quantidades de vitaminas, além de uma boa dose de sais minerais.

Também são ricas em fibras que desempenham papel importante na alimentação. Ajudam na digestão, no funcionamento do intestino, além de auxiliar no controle de algumas doenças como diabetes, colesterol e obesidade.

Uma salada bem escolhida, com o equilíbrio entre os ingredientes unido a um molho apropriado, é a mais saudável das refeições. Se a preocupação é a ingestão de calorias, prepare saladas pobres em gordura e ricas em proteína.

Para evitar os excessos de calorias exclua ingredientes como: bacon, abacate, nozes e outras sementes, queijos gordos (parmesão, mussarela) batata palha e molhos gordurosos como o ceasar. Uma inocente salada pode se tornar uma bomba calórica. Uma ceasar salad, por exemplo, pode conter até 400 calorias. Por isso, muita atenção aos ingredientes que fazem parte da salada!

O azeite extra -virgem é muito saudável, porém é rico em calorias e sua quantidade deve ser controlada - 1 colher de sopa possui aproximadamente 110 calorias.

Para temperar a salada, utilize o azeite em quantidade controlada e outros temperos com baixa caloria como vinagre, aceto balsâmico, limão espremido, mostarda, maionese e molhos a base de iogurte. As ervas naturais são excelentes para dar mais sabor as saladas sem exceder as calorias. Por isso abuse do manjericão, salsinha, alecrim, orégano, etc.

Opte por ingredientes naturais e mais saudáveis como: proteínas magras (peito de frango grelhado, atum, kani, queijo branco picadinho, cottage, peito de peru ou lombo canadense, tofú, ou grãos como feijão branco, soja e grão de bico), frutas na salada (manga, kiwi, morangos combinam muito bem), torradas integrais como croutons e frutas secas como damasco e uva passa.

Além de dar um charme todo especial à salada, salpicar uma dose de saúde com semente de linhaça, semente de girassol, gergelim ou papoula é extremamente saudável.

Ao comprar as hortaliças, leve sempre em conta os períodos de safra, para adquirir produtos mais baratos, mais frescos e saborosos.

Uma boa higienização é fundamental para garantir a qualidade das hortaliças antes de consumi-las. Deixe escorrer bastante água corrente sobre as folhas, até remover toda a sujeira. Depois deixe de molho em água e uma solução de hipoclorito de sódio, na proporção de 1 colher de sopa para cada litro de água durante aproximadamente 15-20 minutos.

Folhas mais indicadas para salada:

ACELGA - Folhas verde-claras, macia e grande, talos largos e brancos, do mesmo ramo do repolho. Sabor levemente adocicado, suave, com textura firme. Fornece cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, ferro vitamina A, C e fibras.

AGRIÃO - Tem folhas verde-escuras e brilhantes, quando fresco. Sabor refrescante, possui cálcio, magnésio, fósforo, potássio, vitamina A, C e folato.

ALCACHOFRA - A parte comestível são chamadas botões, a base é conhecida como “coração” da alcachofra. É geralmente fervida em água e sal, e servida quente ou fria. Uma unidade (50g) tem em média 30kcal, além de ter cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, ferro, vitamina A, C e fibras.

ALFACE - Esta é a verdura de maior consumo no país. Diversos tipos como alface lisa, americana, romana, crespa e roxa. Suas folhas contém cálcio, vitamina C, A e fibras, entre outros nutrientes.

ALMEIRÃO - Da mesma família da chicória e da alface, o almeirão possui folhas mais estreitas e alongadas e sabor amargo.Suas propriedades são similares à alface.

CHICÓRIA E ESCAROLA - Folhas soltas, crespas ou lisas. Em sua composição tem cálcio, magnésio, fósforo, potássio, vitamina C, folato, vitamina A e fibras.

COUVE - Folhas grandes, verdes e bem saborosas. Fazem parte de sua composição o cálcio, potássio, fósforo, ferro, folato, vitamina C e vitamina A e fibras.

RADICCHIO - Variedade da chicória, caracterizada por um método específico de cultura da terra, que produz folhas de coloração vermelha. Caracteriza-se pela presença das vitaminas A, C, folato e dos minerais cálcio, fósforo, potássio e fibras.

ENDÍVIA - Hortaliça de folhas brancas, sabor suavemente amargo. Foi obtida por manipulação humana, por meio do cultivo da chicória em ambiente escuro. Podemos destacar a quantidade de fibras presente nesta hortaliça, além de vitaminas e minerais.

RÚCULA - Possui folhas espessas, tenras, divididas, longas, verde e sabor apimentado. Baixo valor calórico e com cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, vitamina A e C e fibras.

Exemplos criativos e saudáveis de saladas!

v  Alface, agrião, cenoura, tomate, palmito, grão de bico e molho de mostarda
v  Escarola picadinha, beterraba, pepino e cogumelos c/ molho de iogurte
v  Alface, rúcula, com tomate cereja, palmito, repolho roxo e molho de limão
v  Folhas verdes, cogumelos, radichio, peito de peru e molho mostarda
v  Rúcula, palmito, tomate, pepino, c/ molho mostarda
v  Alface, tomate, erva doce e cenoura ralada
v  Alface, agrião, cenoura, abacaxi e passas
v  Alface, salsão, rabanete, pimentão vermelho, cogumelos e palmito
v  Alface, rúcula, cogumelos, tomate, aceto balsâmico e gengibre
v  Repolho roxo e branco, cenoura ralada, salsão c/ molho de maionese light
v  Agrião, couve crua, tomate picada, cogumelos fatiados, azeitonas pretas e molho de limão
v  Alface, abobrinhas grelhadas, tomates e cogumelos ao molho de mostarda
v  Alface, rúcula, tomate seco, manga em cubinhos e gergelim
v  Agrião, tomate cereja, abobrinha ralada, beterraba ralada e azeite com manjericão

Molhos light para saladas que dão um toque todo especial!


Molho de maracujá
Ingredientes:
-      Polpa de ½ maracujá
-      ½ colher de sopa de semente de maracujá
-      ½ colher de chá de sal
-      ½ xícara de chá de vinagre de vinho branco
-      1 colher de sopa de azeite extra-virgem

Preparo: Em uma panela pequena coloque o sal, o vinagre e dissolva o sal. Adicione o azeite e, com um garfo ou batedor manual, mexa vigorosamente para incorporar bem os ingredientes. Junte a polpa do maracujá e misture até a polpa ficar bem diluída. Junte as sementes. Coloque sobre a salada na hora de servir.

Molho de iogurte com mostarda

Ingredientes:

-      2 colheres de sopa de iogurte desnatado
-      1 colheres (sopa) de mostarda picante
-      4 colheres de água
-      1 colher de sopa de azeite de oliva extra-virgem
-      1 colher de chá de cebola ralada
-      Cheiro verde a gosto
-      Suco de 1 limão
Preparo: Misturar bem todos os ingredientes. Coloque sobre a salada na hora de servir

Molho de cogumelos com hortelã
Ingredientes
-      ¼ cebola pequena picadinha
-      ¼  talo de salsão picadinho
-      ¼ xícara de cogumelos picados
-      Sal à gosto
-      Salsinha e cebolinha picada
-      1 colher (sopa) hortelã picada
-      Suco de ½ limão
-      1 colher (sopa) de azeite
-      1 colher (sopa) de água

Preparo:
Misturar todos os ingredientes.

28 fevereiro, 2012

Desintoxicar o Organismo

Passado o carnaval, enfim começa o ano de 2010. Hora de colocar em prática todas as promessas de final do ano e de começar a se livrar dos excessos da folia!Nada melhor do que investir em uma dieta de desintoxicação para revigorar o organismo e dar um "plus a mais" na dieta!!
O objetivo é limpar o organismo e eliminar os líquidos retidos. Por isso, a oposta deve ser em frutas ricas em água e fibras, saladas, legumes, cereais integrais e chás.

Dieta Desintoxicante de 3 dias
Tomar 1L de Chá DETOX por dia- salsa parrilha + picão + cavalinha + hortelã. Pode ser gelado ou quente.
Beber no mínimo 1,5 de água pura.
P/ Temperar as saladas: c/ 1 fio de azeite, limão e ervas (manjericão, orégano, salsinha)

1º dia

Café da manhã

  • 1 copo de suco de couve (3 folhas) + laranja (2 laranjas) + cenoura (2 cenouras)
  • 1/2 papaya com linhaça
Lanche da manhã
  • 1 iogurte natural desnatado c/ 2 col de sopa de aveiaAlmoço
    • 1 prato grande de salada de folhas: rúcula, alface americana, alface roxa, chuchu, beterraba ralada, palmito, ervilha, castanha de cajú, gergelim, pimenta rosa + 4 col de sopa de arroz integral
    • Sobremesa - melancia em cubos
    Lanche da tarde
    • 1 banana assada c/ canela e mel
    Jantar
    • 1 prato grande de salada de soja: soja, berinjela, repolho, cebola roxa, tomate cereja, tofu, castanha do pará, semente de girassol.
    • Sobremesa - abacaxi c/ raspas de limão
    Ceia
    • 1 iogurte desnatado batido c/ polpa de fruta vermelhas
    2ª dia
    Café da manhã
    • 1 copo de suco de melancia (1 fatia grossa) + 1 pedaço de gengibre + 1/2 beterraba
    • 1/2 mamão c/ linhaça
    Lanche da manhã
    • 1 iogrute desnatado natural c/ 2 col de sopa de aveia
    Almoço
    • 1 prato grande de salada de folhas: agrião, alface, tomate, cebola, feijão branco, pepino + 4 col de sopa de quinua.
    • Sobremesa - melão em cubos
    Lanche da tarde
    • 1 maçã cozida c/ canela e mel
    Jantar
    • 1 prato de sopa de legumes - abobinha, repolho, cebola, tomate, cenoura, vagem, madioquinha.
    Ceia
    • 1 iogrute desnatado natural c/ damasco picado
    3º dia
    Café da manhã
    • 1 copo de suco de água de coco (150ml) + abacaxi (3 fatias grossas) + hortelã + 1/2 pepino
    • 1/2 mamão c/ linhaça
    Lanche da manhã
    • 1 iogurte desnatado c/ 2 col de sopa de aveia
    Almoço
    • salada de folhas: shimeje, shitake, broto de feijão, almeirão, cebolinha, alface crespa, alcaparras + 4 col de sopa de cevadinha.
    • Sobremesa- melancia em cubos
    lanche da tarde
    • 1 pêra
    Jantar
    • 1 abobrinha recheada c/ tomate, cebola, ricota e alho. 1 prato de salda de folhas de alface, rúcula, tomate cereja, manjericão, erva doce, castanha de cajú.
    Ceia
    • 1 iogurte desnatado natural c/ uva passa
    É isso!!
    Bjos

27 fevereiro, 2012

SALADAS!!!


Olá pessoal,

Que todos deram uma abusada nas festas é fato, até eu dei...então agora já era hora para todos estarem no ritmo novamente!!Ou se não estão começarem agoraaaaaaaa!!!
Com esse calor, nada como dar preferência para as saladas no Jantar que são mais leves, e ainda vão ajudar a eliminar os excessos do fim de ano. Mas isso não significa que você vai comer só folha!!!

As SALADAS QUE VALEM POR UMA REFEIÇÃO, antes de tudo, precisam ser muito saborosas e atraentes! E como é uma refeição única é importante que seja equilibrada, com todos os grupos de alimentos.


Para isso, vale incluir:

- Vegetais: a base de tudo! Quanto mais colorido e diversificado melhor!!!! Pois assim mais nutrientes e substâncias fitoquímicas eles terão.

Dentro desse grupo, vale lembrar de incluir sempre:

- Folhas verdes, quanto mais verde escura melhor! Além da tradicional alface. Elas contribuem com betacaroteno!

- Cenoura ralada: além das fibras que trazem por serem consumidas cruas, elas também trazem o betacartoeno – antioxidante natural e presente tanto em vegetais verde escuros quanto nos laranjados.

- Vegetais brussiferos: da família do brócolis, couve flor, couve de bruxelas, ou nabo. Eles contém compostos sulforados e por isso são considerados alimentos funcionais – que dentro de um contexto de dieta equilibrada podem auxiliar na prevenção de câncer.

- Vegetais fonte de licopeno: neste caso o tomate é campeão. Por mais que a goiaba e a melancia contenham a substância antioxidante, há quem considere uma opção misturar na salada, mas pode parecer estranho para alguns.

- Vegetais roxos: berinjela e repolho roxo brindam a salada com antocianinas – outros fitoquimicos, que neste contexto equilibrado contribuem para a previnir o câncer.

- Outros vegetais, neste quadro estão incluídos a beterraba, berinjela, abobrinha, pimentões, cebola, vagem, repolho, além das ervas!


Proteína

- Carnes, aves, ovos ou grãos
Vale idéias práticas e que ficam armazenadas no congelador ou na geladeira, portanto muito praticas, como:
- kani kama

- peito de peru

- atum light

- presunto magro

- Queijo magro

- salmão defumado

- rosbife

E outras idéias que podem ficar muito saborosas, como:

- peito de frango cozido com caldo de ervas e desfiado ou grelhado em pouco azeite.
- ovo cozido e esfarelado na salada
- camarão marinado com limão, ervas e vinagrete
- salmão grelhadinho em lascas ou cubos
OU os grãos: como soja cozida, grão de bico, ervilha, feijões.

Carboidrato

- Neste caso dè preferência aos grãos e integrais
- trigo em grão, milho, pão integral torrado, macarrão integral, e vale lembrar que todos os grãos (leguminosas) por mais que tragam proteínas, eles são fontes de carboidrato também.

- Valem até as frutas, que também são fontes de carboidratos!

Molhos para dar um gostinho especial



Para a salada virar um hábito, ela precisa definitivamente ser gostosa, e nada como um toque de sabor, tanto do molho que você vai regar, quanto dos outros itens que pode acrescentar. Mas isso não pode ser sinônimo de super calorias adicionadas. Portanto, anote os cuidados:

- azeite tem bastante calorias. Uma colher de sopa contribui com cerca de 100 calorias, portanto vale tomar cuidado!

- Lambuze a salada com suco de limão, aceto balsâmico, vinagre de Maçã, também acresentam sabor sem aumentar as calorias!

- por mais difícil que seja de acreditar, 1 colher de sopa rasa de maionese normal traz apenas 36 calorias e da light 28. Neste caso, pode ser uma opção que traz bastante sabor à sua salada.

- Capriche nas ervas: manjericão fresco, cebolinha, salsinha, orégano,  pimenta, alho, alcaparras, podem trazer um toque especial
- Molho mostarda ou de iogurte são bem mais magrinhos!- Palmito, cogumelos, aspargos também conferem em poucas calorias um toque adicional.


É isso,
Dra Michelle (Nutricionista)

16 fevereiro, 2012

De Olho Nas Viagens...

            A melhor maneira de evitar problemas de saúde durante as viagens é escolher os alimentos e as bebidas cuidadosamente. Isso não quer dizer que você deva se privar da oportunidade de degustar os pratos típicos da região. As frutas e os legumes com casca e os alimentos crus podem estar contaminados, mas alimentos cozidos que ainda estejam quentes, em geral, podem ser consumidos com segurança.
Consuma:
-          líquidos para prevenir a desidratação e a prisão de ventre;
-          dieta com banana, arroz, maçã e torradas em caso de diarréia.
Reduza o consumo de:
-          álcool para impedir a desidratação e garantir um sono tranqüilo;
-          cafeína para evitar a insônia.
Evite:
-          saladas, frutas e vegetais com casca;
-          água de torneira para beber, assim como sucos e refrescos que podem ter sido feitos com esta, em regiões suspeitas;
-          peixes e frutos do mar, a não ser em hotéis e restaurantes de excelente reputação;
-          alimentos mal cozidos e que sejam mantidos por muito tempo expostos;
-          leite não pasteurizado;
-          sorvete de fontes suspeitas, especialmente de vendedores ambulantes.

Beijos,

Minerais no Controle da Obesidade



Nos últimos tempos, tem se percebido uma grande tendência da área médica e nutricional para a utilização de vitaminas e minerais com o objetivo de contribuir para a perda de peso.
Porém, vale lembrar que não se deve generalizar a prescrição isolada dos minerais para a perda de peso, devemos considerar intimamente outras características do indivíduo como vias de digestão, absorção, vias de excreção e quais nutrientes estão em deficit ou excesso no organismo para que no caso de uma suplementação não ocorra excessos (intoxicação), deficiências nutricionais ou competições entre os minerais pelo mesmo sítio ativo.

É fácil compreender que um organismo sem deficiências e sem substâncias estranhas funcionará muito melhor. Todas as células do corpo produzem energia com a finalidade de fabricar vários tipos de moléculas necessárias para o seu bom funcionamento. Das centenas de substâncias que constituem este processo, todas são sintetizadas pelo organismo, exceto 47 delas além da água e do oxigênio. Estas substancias são chamadas de NUTRIENTES ESSENCIAIS, por tanto o organismo deve receber pronto do meio externo. Estes nutrientes estão subdivididos em aminoácidos, ácido graxo essencial, vitaminas, minerais entre outros.

O Sêlenio é um importante mineral para o metabolismo do iodo, pois transforma a tirosina (T4) em Triiodotironina (T3) onde ocorre a necessidade da enzima selenodependente (deiodinase). Portanto, a deficiência pode falicitar o ganho de peso ponderal, por não realizar este metabolismo.
Ainda possui a capacidade de melhorar o funcionamento das papilas gustativas, contribuindo para a melhora do paladar, naturalmente acontecerá uma redução do consumo de sal e ou glutamato monosódico como realçadores de sabor dos alimentos, evitando a retenção de líquidos e toxinas que atrapalham o funcionamento de metabolismo e a perda de peso.

Onde encontrar? grandes quantidades encontramos na castanha do Pará, alho, atum, brócolis, cebola, cereais integrais, cogumelos, gérmen de trigo, frutos do mar, gema de ovo, leite, pepino, repolho.

O Magnésio desempenha papel fundamental no organismo em diversas reações que incluem o metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídeos, responsáveis pela manutenção do peso. Contribui ainda para a sensação de bem estar pois ativa a enzima hidroxilase que converte o aminoácido triptofano em serotonina, evitando os surtos de beliscos.

Onde encontrar? está presente em grande quantidade na clorofila, por tanto, em todas as plantas verdes principalmente no brotos, hortaliças e sucos concentrados a base de clorofila. E também nos legumes, frutos do mar, castanhas, cereais e farináceos integrais, semente de girassol, produtos lácteos, entre outros.

O Zinco desempenha papel regulatório na ação da insulina, evitando o acúmulo de gordura abdominal e no controle de hormônios da timo e tireoíde que regem o metabolismo de ganho ou perda de peso. Assim como o selênio possui a capacidade de melhorar o funcionamento das papilas gustativas, contribuindo para a melhora do paladar, conforme citado no caso do Selênio.

Onde encontrar? nas castanhas, legumes, tubérculos, leite humano, leite de vaca, ostras, entre outros.

O Cromo contribui para perda de peso por ativar o metabolismo de carboiodratos e gorduras, aliviando os sintomas da diabetes, hiperglicemia e evitando o acúmulo de gordura abdominal.

Onde encontrar? levedo de cerveja, gérmen de trigo, grãos integrais, queijos, entre outros.

Após uma avaliação íntima de cada indivíduo pode haver casos especiais que necessitem de suplementação. Ainda assim é muito importante ter cuidado nesta prescrição pois a interação entre os nutrientes e a influência dos demais componentes da dieta podem interferir na utilização dos mesmos.
Não podemos esquecer que para a perda de peso eficiente é necessário criar um conjunto de hábitos saudáveis associados, como reeducação alimentar, consumo de água, atividade física, lazer, relaxamento entre outros. Fica a dica!!

Beijos,

14 fevereiro, 2012

ORGANIZAÇÃO NA GELADEIRA


Algumas dicas para deixar sua geladeira saudavelmente organizada!


A limpeza e organização da geladeira são fundamentais na conservação dos alimentos, assegurando a durabilidade e evitando a contaminação! 

Certifique-se de que o ar esteja circulando da maneira adequada, não deixe a geladeira super lotada nem forre as prateleiras com vidros ou plásticos, pois dificultam a circulação do ar frio. O refrigerador e/ou freezer devem ser instalados longe das fontes de calor. Deixe um espaço mínimo de 20 cm dos lados, acima e no fundo, no caso de instalação entre armários e paredes.

Mantenha limpa as serpentinas; verifique periodicamente a borracha de vedação, que deve estar em bom estado para não escapar o ar frio.

Evite abrir e fechar a geladeira muitas vezes. Retire, sempre que possível todos os alimentos que serão utilizados de uma só vez. Não deixe a geladeira aberta por muito tempo.

Descongele periodicamente, conforme as instruções contidas no manual do fabricante.

Mantenha estável a temperatura da geladeira, garantindo a conservação dos alimentos e do equipamento. Altere o termostato somente quando houver mudanças na temperatura externa.

Limpe as paredes interiores com uma esponja ou pano embebidos em uma mistura de água com bicarbonato de sódio que, além de limpar, absorve os odores e deixa um cheiro agradável por até uma semana. Não use detergente, pois o forte cheiro passará para a comida.

Nunca use produtos abrasivos, que estragam o revestimento. Limpe a parte externa com água e sabão de coco. Enxágüe e passe um pano seco.

No caso de sujeira mais pesada, como gordura ou molhos, a limpeza interna deve ser feita com água morna e sabão neutro.

Para limpeza geral da geladeira, retire todos os alimentos e mantenha-os em caixa térmica.

Nas prateleiras superiores devem ficar os produtos mais perecíveis, como leite e derivados e frios fatiados (que devem ser consumidos no máximo em quatro dias).

Os alimentos cozidos devem ser acondicionados em potes com tampas herméticas para evitar que peguem ou passem cheiro.

As carnes devem ficar longe de outros alimentos, em recipientes tampados.

Na porta da geladeira guarde geléias, conservas, enlatados e bebidas nos compartimentos próprios.

A questão dos ovos é um pouco polêmica. Alguns sanitaristas e biomédicos recomendam que sejam guardados dentro da geladeira onde a temperatura é mais constante. De qualquer forma, não lave os ovos para não aumenta a porosidade da casca, tornando-a mais suscetível à contaminação por microorganismos. Se necessário, limpe-os com um pano úmido. O idela é guardá-los na parte superior da geladeira.

Na gaveta da geladeira, armazene as frutas e verduras previamente higienizadas.

Alimentos quentes: Espere que esfriem antes de guardá-los. Ao serem guardados quentes, eles correm o risco de estragar mais rapidamente e, além disso, o aparelho começa a ser danificado no seu modo de gelar.

Panelas e embalagens: As panelas foram feitas para preparar a comida e não para guardar alimentos. Portanto, depois de preparado o alimento, deve-se guardá-lo na geladeira em recipientes de plástico, louça ou refratário, sempre tampados, ou então fechados com filme plástico.
- Nunca guarde sobras de produtos enlatados na própria lata, porque ela foi feita para armazenar o produto fechado. A partir do momento em que é aberta, a lata desenvolve microorganismos que são prejudiciais à saúde.

Vegetais: As folhas devem ser acondicionadas em sacos plásticos e colocados na gaveta de verduras, de maneira que eles não fiquem muito apertados para não amassarem.
- Ao comprar, por exemplo, cenoura ou beterraba com a rama, só devemos tirá-la na hora que for utilizar, porque dessa maneira os legumes se conservarão por mais tempo. Essas folhas ao serem tiradas devem ser aproveitadas para fazer uma sopa ou mesmo um delicioso refogado. Jogar fora é desperdício.
Deixe as frutas de molho em água com produto próprio para desinfetar. Esse produto é encontrado em supermercados, na seção de frutas e verduras. Caso você não tenha, use um pouco de vinagre na água, deixando por mais ou menos 5 minutos de molho.

Frutas: Tenha o mesmo cuidado dos vegetais, acomodando-as de forma que não amassem. Ah, e guarde-as lavadas na geladeira.
- Deixe as frutas de molho em água com produto próprio para desinfetar. Esse produto é encontrado em supermercados, na seção de frutas e verduras. Caso você não tenha, use um pouco de vinagre na água, deixando por mais ou menos 5 minutos de molho.

Para tirar o cheiro da geladeira: Deixe os alimentos muito bem tampados. Por exemplo, pode-se cortar um limão ao meio e deixá-lo sobre um pires, que deve ser trocado toda a semana. Outra idéia é colocar uma xícara de pó de café dentro da geladeira.

Leve em consideração a freqüência com que os produtos são utilizados. Deixe na frente os que são consumidos primeiro, para economizar o tempo de porta aberta e, conseqüentemente, energia.

Acondicione os alimentos em recipientes com tampa para melhorar a organização!

Até mais,

Beijos,