19 janeiro, 2012

Assim caminha a obesidade…

A obesidade está presente na história há muitos anos, esteve representada em estudos arqueológicos, em telas renascentistas, entre outros. Em alguns períodos e em algumas sociedades, foi valorizada como sinal de saúde e beleza.

Atualmente, percebemos que este tema continua muito frequente na população, aparecendo cada vez mais cedo e ligado a fatores, que passam por questões orgânicas/genéticas, econômicas/ambientais e comportamentais/psíquicas.

No sentido psíquico, é importante salientar, que a comida é a nossa primeira forma de satisfação e relacionamento com o mundo.

Em linhas bem gerais, é através da amamentação que aprendemos a reconhecer a fome e a necessidade orgânica da comida, além de experienciarmos uma sensação de prazer frente ao alívio daquela tensão. O seio materno, através do leite, alivia o vazio do estômago e propicia um conforto emocional para o bebê.

Deste modo, é bem possível e natural que a comida ocupe também um lugar que vai para além da fome. E, assim, passamos a comer não só para saciar a fome, mas também para festejar, para nos presentear por um dia difícil, para nos ocupar ou simplesmente para preencher um vazio que já não é mais só do corpo.

Porém, ao contrário do que acontecia anteriormente, hoje, existe uma supervalorização de um corpo magro, esguio e bem torneado. Preza-se por um ideal de corpo, por uma imagem e não por um corpo ideal de acordo com a necessidade/saúde de cada um.

Além disto, a nossa sociedade, se depara com um turbilhão de informações que vamos consumindo, sem tempo para elaboração do impacto emocional que estas nos causam. Não há tempo para pensar no que sentimos e queremos diante de tudo que nos é oferecido.

Assim, diante dessas e outras questões atuais e frente a uma série de sintomas alimentares, que podem desencadear em obesidade, o atendimento psicológico pode possibilitar a percepção e releflexão sobre aspectos emocionais envolvidos na vida cotidiana e alimentação. Vale a pena pensar sobre o que se quer saciar quando se come. É só fome?
Dra. Nara Franco Perrone Unonius - CRP 06/97395
   Psicóloga

17 janeiro, 2012

Comidas de Praia...

Quais cuidados devemos ter ao comprar produtos de ambulantes (Queijo coalho, milho verde, lanches naturais, camarão...)?

Primeiramente não é aconselhável consumir alimentos que levam maionese, ovos, molhos, queijo e camarão.

Evite frituras ao máximo! Peixe frito, batata frita, pastel e bolinhos, além de extremamente calóricos, a maioria das barracas de praia não tem a preocupação em trocar o óleo da fritura. O óleo quanto mais escuro, mais toxinas acumuladas.
Batata Frita – 13 palitos ou 100g = 370 cal.
1 prato (sobrem.) de isca de peixe frito = 550 cal
1 prato (sobrem.) de mandioca frita = 140 cal.
Pastel de queijo – 1 unidade ou 100g = 380kcal 

O queijo coalho não pode ficar muito tempo sem refrigeração, pois as chances de contaminação são enormes! E os pedaços são geralmente assados em latas de tinta, o que é super tóxico à saúde. Fuja deles!
1 espetinho de coalho assado = 337 cal.
E a famosa “raspadinha”, que faz tanto sucesso com as crianças, é importante saber a procedência do gelo. O gelo deve ser feito com água potável, e o gelo potável não vem em barra, que é usado somente para refrigeração. Por isso você deve observar que tipo de gelo ele está usando, pois as bactérias não morrem com o congelamento!
1 raspadinha com leite condensado pode chegar à 400 cal.
Quando for comer o milho cozido, perceba se ele está totalmente imerso na água e se está saindo vapor. Isso indica que o alimento está em temperatura alta, é aí sim uma das opções mais seguras e saudáveis de consumir. Só evite de colocar manteiga/margarina, que além de aumentar o valor calórico, ela não é mantida sob refrigeração, que aumenta o risco de crescimento de bactérias.
Milho verde – 1 espiga ou 120g = 135kcal

O lanche natural pode até parece bem saudável e livre de qualquer problema, mas também é preciso ficar de olho! Se for preparado na hora, em uma barraca de sua confiança, com a higiene adequada, tudo bem. Agora se for vendido pelos ambulantes que andam a praia inteira...daí o problema. Os lanches devem estar muito bem embrulhados com papel alumínio e acondicionados em sacola térmica ou isopor para manter a temperatura.  
1 sanduíche natural com queijo branco e peito de perú tem cerca de 300 cal e baixa quantidade de gordura.  

Algumas barracas e ambulantes ainda vendem salada de frutas. Teria opção mais saudável do que uma saladinha de frutas? Realmente não. Mas o problema é que ela requer muita manipulação e quanto maior a manipulação para o preparo de um alimento, maior é o risco de contaminação. Para garantir a segurança alimentar, as frutas devem ser muito bem lavadas e desinfectadas, depois cortadas uma a uma com uma faca devidamente desinfectada também, e a higiene deve ser indiscutível. Difícil de garantir tudo isso, certo? Portanto salada de frutas, apesar de super saudável e refrescante, definitivamente não é uma boa opção!

Na hora de consumir ostras e camarões, a preocupação deve ser dobrada! Se não for de uma procedência muito boa, muito bem cozidos e de um local super higiênico, pode vir “recheado” de bactérias e provavelmente você terá uma toxinfecção alimentar. Eles podem conter diversas bactérias e as mais perigosas: salmonela e vibrião colérico.
Aqueles camarõezinhos que passeiam expostos sob os ombros dos ambulantes então, nem pensar! O camarão fica horas exposto diretamente ao sol, ou pior...coberto por um paninho, que abafa o alimento, e aumenta mais ainda a chance de crescimento de bactérias.
1 espetinho de camarão frito tem cerca de 250 calorias.

* E nas barracas? O que é preciso avaliar antes de consumir algo?
Primeiramente é importante observar a higiene do local se há presença de moscas ou outros insetos, e dos funcionários. Funcionário que manipula alimentos não pode ter contato direto com dinheiro. Funcionários com unhas curtas, cabelos presos e roupas limpas é um sinal de que existe uma preocupação com a higiene naquele local. Verificar se

“Paninhos” passam uma idéia de higiene totalmente errada. Esses paninhos podem ser um grande foco de contaminação. Fique de olho!

* E o que podemos levar de lanchinho para a praia? A idéia é sugerir coisas saudáveis.

  • Sanduíches naturais (feitos com pão integral, queijo branco, cenoura ou beterraba ralada)
  • Castanhas (do Pará, de Caju, nozes, amêndoas e avelãs) são saudáveis, ótimas fontes de vitaminas e gorduras boas. Só é preciso tomar cuidado com a quantidade pois são bem calóricas. Uma porção do tamanho do miolo da palma da mão é suficiente!
  • Frutas naturais e frutas secas como damasco e ameixa, são ótimas opções. Só cuidado com as frutas cítricas (abacaxi, figo, mamão, laranja e manga) que ao entrarem em contato com a pele, podem provocar manchas.
  • Tirinhas de vegetais. Cortar pepino, erva doce, salsão e cenoura em tirinhas é uma opção saudável e com baixíssimas calorias. Tomate cereja e cenoura baby também são ótimas opções. 
  • Queijinhos pasteurizados são boas opções pois não estragam com facilidade.
  • Cookies integrais e bolachas de pacotinho individual. Existem muitas opções no mercado de desses produtos light ou integrais!
  • Sucos de garrafinha, água de coco e isotônicos, são excelentes para repor os sais minerais perdidos durante um dia de praia, onde o sol e o calor são intensos.
  • Picolés a base de frutas (de marcas conhecidas) são zero de gordura e possuem baixas calorias.
                                                                  
* Onde é melhor levar (isopor, sacola térmica...)
Os alimentos podem ser acondicionados em caixas de isopor ou bolsas térmicas. Assim, você consegue garantir que os alimentos fiquem sempre fresquinhos. Quando chegar à praia, evite deixar os alimentos em contado direto ao sol, coloque-os sempre em baixo do guarda sol. 

* E o que não podemos levar?
Evite levar salgadinhos de saquinho que contém muita gordura e muito sal, bolachas recheadas, chocolates, proteínas como frango, que estragam mais facilmente.
Amendoim é o mais rico em calorias, 1 xícara tem em média 500 calorias!Num bate papo com os amigos você consome esta quantidade facilmente.  
Biscoito de polvilho é outra opção calórica, cada pacote de 100g contém cerca de 460 calorias.

Bebidas alcoólicas. O álcool ajuda a desidratar ainda mais o organismo. Por isso o com o sol, calor intenso e mais o álcool é preciso se hidratar bastante!
Caipirinha preparada com vodka pode chegar a 300 calorias, as preparadas com saquê e adoçante, chegam a 120 calorias. É uma boa substituição!

Cada lata de cerveja contém 175 calorias, porém as pessoas acabam bebendo muito mais do que 1 latinha. Existem as versões de cervejas sem álcool, que reduzem em mais da metade as calorias (60 calorias/lata) e não apresentam o efeito da desidratação. Essa troca também vale a pena!

* E quais cuidados é preciso ter com as bebidas vendidas nas barracas? E os chás vendidos por ambulantes?

Lembre-se de limpar sempre a latinha com água limpa, ou até mesmo passar um álcool em gel. Copos só aos descartáveis e atenção aos canudos que devem ser embalados um a um pelo fabricante.

Não peça gelo para colocar na bebida. Na maioria das vezes o problema maior está no gelo, que não é feito com água potável e o congelamento não mata as bactérias.

Bebidas “caseiras” vendidas por ambulantes é muito perigoso, pois não se sabe a procedência da água, a higiene do local, como foi armazenado, etc.

* Em praias, é sempre melhor escolher bebidas industrializadas (suco del valle, água mineral, chá de latinha, picolés de fruta...)?

Se você optar por alimentos industrializados com certeza terá uma garantia a mais. Os  produtos industrializados são mais seguros do que os feitos de forma caseira, quando não se tem certeza da procedência. E sempre verifique se estão bem fechados.

* Quais as consequências de consumir alimentos “deteriorados”? (vômito, diarreia, infecção intestinal...)

Entre os microorganismos que podem provocar intoxicações alimentares, podemos citar a Salmonella SP- que é encontrada principalmente em alimentos de origem animal, maioneses caseiras e pratos à base de ovos - a Sthaphylococcus aureus - que está presente normalmente nas mucosas nasais humanas, feridas e alimentos contaminados por manipulação inadequada - e a Bacillus cereus é encontrada no solo, em vegetais, cereais, tanto em alimentos crus como processados.
Os sintomas podem ser dor de barriga, náuseas, vômitos, infecções gastrointestinais e diarréia.

Dra. Michelle Ferreira De Simone
Nutricionista