24 maio, 2011

ANDROPAUSA

Olá pessoal,

Vamos falar sobre:  ANDROPAUSA

Não somente as mulheres sofrem com a queda dos hormônios. A testosterona, principal hormônio masculino também tem sua produção diminuída com o passar dos anos.  Diferentemente das mulheres, não existe uma interrupção abrupta na secreção do hormônio, mas um decréscimo gradual que se inicia no adulto jovem e progride através dos anos. Esse processo é conhecido como andropausa, ou mais corretamente, Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM), que atinge cerca de 9% da população masculina acima dos 40 anos e 33% com mais de 60 anos.


Nem sempre é fácil identificar os sintomas, que muitas vezes são confundidos com stress ou problemas com o trabalho. Além disso, homens são mais resistentes em procurar ajuda médica quando algo está errado. Porém a DAEM afeta a qualidade de vida e o bem estar do homem.

Estudos mostram que níveis baixos de testosterona aumentam a chance do desenvolvimento de osteoporose, problemas cardiovasculares, síndrome metabólica, disfunção erétil e outras doenças. Os principais sintomas apresentados são alteração de humor, cansaço, distúrbios do sono, diminuição da força muscular, diminuição da libido e da memória.


O tratamento é feito basicamente através da reposição hormonal, quando os níveis de testosterona estão muito baixos, associada a exercícios físicos regulares e alimentação equilibrada. Atualmente existem diversas formas de reposição sendo a mais utilizada à injetável que pode ser feita trimestralmente. Porém, é necessária uma avaliação médica detalhada antes de iniciar o tratamento.

Até a próxima...

Abraço a todos,

DRA. MONICA PALMANHANI

02 maio, 2011

Dieta Detox


Benefícios da Dieta Detox - Dra Monica Palmanhani

CARBOIDRATOS NA MEDIDA CERTA



O carboidrato é considerado a principal fonte de energia para o organismo e para o sistema nervoso, incluindo o cérebro e as células vermelhas do sangue. Fornece energia para o desenvolvimento interno (respiração, circulação do sangue, batimento do coração, etc), externo (andar, trabalhar, fazer esforço, etc) e calor para manter a temperatura do corpo.
Dentro deste grupo energético estão os cereais (arroz, trigo, milho, aveia, etc), tubérculos (batatas, mandioca, mandioquinha, etc), açúcares (mel, frutose, etc), massas,  pães e barras de cereais.
A ausência ou o consumo insuficiente de carboidrato prejudica o sistema nervoso central e ainda pode reduzir na taxa do metabolismo basal - resultando em menor gasto calórico. Além disto, a proteína pode deixar de exercer sua função principal para fornecer energia, o que pode levar à  degradação de massa muscular.
Por isso, dietas com muita proteína (como carnes, ovos e queijos) e baixa ingestão de carboidrato não é um método saudável para perda de peso. Indivíduos que adotam esse tipo de dieta, normalmente ficam entediados e não conseguem levar este hábito por muito tempo.
As atuais recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira, - elaborado em 2005 pelo Ministério da Saúde - recomenda o consumo de carboidratos em torno de 55-75% do valor energético total da dieta, sendo 45-65% provenientes de carboidratos complexos e fibras. Esses percentuais correspondem a seis porções diárias de carboidratos, sendo que no mínimo, três devem ser de cereais integrais.
O carboidrato deve estar presente em todas as refeições ao longo do dia. O café da manhã é uma refeição importante por ser a primeira após o jejum da noite – fase em que os níveis de energia estão baixos. Um bom café composto por um sanduíche no pão integral e frutas é ideal para manter o pique do dia.
Os lanches intermediários contribuem para o melhor desempenho cognitivo e sensação de bem-estar ao longo do dia. As barrinhas de cereais integrais são práticas e também excelentes fontes de energia para esse momento.
Nas principais refeições (almoço e jantar) a participação de algum tipo de grão integral é fundamental. Bons exemplos são o arroz integral, massas integrais, pão integral, cereais e leguminosas como o feijão.
Controlar a quantidade ingerida e escolher o tipo de carboidrato – preferência os integrais – é a estratégia correta para manter uma alimentação balanceada. 

Equipe HLIFE.