29 março, 2011

OMELETE...

Olá pessoal,

Omelete sempre é uma boa pedida para quem está de dieta ou querendo uma refeição leve, gostosa, fácil e saudável.

Hoje sabemos que o ovo não é mais o vilão da história, muito pelo contrário!

Ele é rico em uma substância chamada colina, que é fundamental para a formação de todos os neurônios, membranas de células e de nervos, importantíssima para a memória e para o desenvolvimento intelectual.

Pesquisas ainda demonstram efeitos positivos da colina sobre a evolução de doenças neurodegenerativas,  como a doença de Alzheimer e a doença de Parkinson. Isso porque o cérebro do idoso tem menor capacidade de captar a colina circulante, sendo mais sensível às conseqüências negativas de uma dieta pobre em colina.



Tá sem idéia do que fazer para o Jantar hoje a noite??

Omelete suflê com cogumelos

Ingredientes:

- 2 claras + 1 gema

- 4 colheres de sopa de shitake (fresco)

- ½ colher (sopa) de azeite

- ½ cebola cortada em rodelas finas

- 1 colher (sopa) de ervas finas (alecrim, manjericão, tomilho, sálvia, salsa ou outra)

- sal e pimenta-do-reino a gosto

- ½ colher (sopa) de margarina light
 
Modo de preparo: Em uma frigideira, esquentar o azeite e refogar as cebolas até ficarem ligeiramente douradas junto com o shitake picado. Adicionar as ervas e cozinhar por mais 1 minuto. Reservar. Bater as claras em neve. Em uma tigela, juntar as gemas, o sal, a pimenta e o parmesão ralado. Misturar às claras, delicadamente, para não perder a leveza. Despejar os ovos batidos e levar ao fogo, sem mexer, por 5 minutos ou até crescer e dourar a parte inferior. Virar cuidadosamente sobre um prato e voltar à frigideira para dourar do outro lado. Não deixar demais no fogo para não ressecar e quebrar. Despejar a mistura de cebola e ervas por cima e servir em seguida, na própria frigideira. Rendimento: 1 porção.

É isso Bjos
Clínica Health Life

COLOQUE MAIS FIBRAS NO SEU DIA E EMAGREÇA!


As fibras são fundamentais para o emagrecimento. Elas são excelentes aliadas em qualquer dieta!
Além de estimularem os movimentos intestinais - o que facilita o funcionamento do intestino - elas também proporcionam uma grande sensação de saciedade em nosso organismo. Essa sensação de saciedade, ocorre porque no estômago elas têm a capacidade de absorver água, e assim, elas incham como um efeito “esponja”. Com isso comemos menos e ficamos com a sensação de saciedade por mais tempo.
Porém, é preciso lembrar que o consumo de fibra requer um aumento no consumo de água. Aumente o consumo de líquido (6 a 8 copos/dia), senão as fibras podem prender o intestino. As fibras também são benéficas para pessoas com colesterol alto ou diabetes, pois elas ajudam a “varrer” o colesterol do organismo e a regular os níveis de açúcar do sangue.
Aposte nesses alimentos:
- Feijões (preto, branco, marrom), ervilhas, lentilhas, grãos-de-bico e outras leguminosas;
- Grãos integrais: arroz integral, cevada integral, quinua, farelos, trigo para quibe, quirera (canjiquinha), trigo integral, germe de trigo e outros;
- Pães e biscoitos nas vetrsões integrais;
- Massas (macarrão) de farinha integral.
- Farelo de trigo isolado, germe de trigo, aveia, cereais matinais, linhaça, gergelim, semente de girassol, quinua em flocos e noze;,
-Substitua a Farinha de trigo integral por metade da farinha branca em preparações assadas (pães, bolos, biscoitos, massas de pizza, tortas etc);
- Frutas como melancia, melão, abacaxi, mamão e ameixa possuem poucas calorias, grande quantidade de água e fibras (que causam saciedade), e ainda são diuréticas, o que ajuda a eliminar as toxinas do organismo.
- Frutas com casca e bagaço, como pêra, maçã, laranja
- Futas secas como damasco, ameixa, uva passa e tâmara;
- Verduras e legumes como por exemplo:couve, alface, brocolis, couve-flor, repolho, almeirão , rúcula, agrião, salsão, etc.

Por Dra. Michelle Ferreira De Simone
Nutricionista CRN-19020

25 março, 2011

A importância do bom funcionamento do intestino

Como o sistema digestivo afeta nossas emoções, regula nossa imunidade e funciona como um órgão inteligente? Porque ele pode ser considerado o “Segundo Cérebro”?
Até bem pouco tempo, era atribuída ao intestino a função básica de absorção, em que os nutrientes dos alimentos são enviados para o organismo devidamente digeridos. Acreditava-se que a maioria dos problemas intestinais tinha como principal causa as parasitoses. Fossem gases, dores, diarréia ou constipação intestinal, tudo era atribuído a esses habitantes indesejados do intestino. Hoje é evidente que o sistema gastrointestinal está no centro dos processos que garantem uma vida saudável. É no intestino que se concentram 80% do nosso potencial de imunidade.
 
É enorme a responsabilidade do intestino sobre a nossa nutrição, pois cabe a ele promover as inúmeras trocas e processos químicos da absorção, facilitar a entrada dos nutrientes valiosos, bloquear a passagem dos elementos nocivos e mediar a entrada e saída de substâncias de “trânsito livre”, como a água. Uma permeabilidade intestinal equilibrada é fundamental para a manutenção de uma boa saúde. Uso prolongado de antibióticos, antiinflamatórios, corticóides, alguns metais pesados, toxinas de bactérias patogênicas e algumas proteínas são fatores capazes de provocar o aumento da permeabilidade intestinal. Em algumas doenças inflamatórias intestinais, como doença de Crohn e a retocolite ulcerativa, o aumento da permeabilidade intestinal está presente, o mesmo acontecendo com frequência em pacientes com doenças autoimunes como a artrite reumatóide.

Vitaminas, minerais, lactobacillus, antioxidantes associados a uma alimentação equilibrada, mostram bons resultados na recuperação de uma permeabilidade intestinal alterada. Não é exagero afirmar que a infelicidade pode acontecer a partir de um problema gastrointestinal. Sabemos hoje que algumas substâncias importantes para o nosso bem estar são também produzidas no intestino, entre elas podemos citar a acelticolina, importante para a memória e a serotonina, neurotransmissor do “bom astral”. Certamente podemos esperar em um futuro breve por novas descobertas sobre o papel da serotonina no intestino e suas reações que existe no cérebro, mas é verdade que algumas dessas reações já são conhecidas por bons observadores da vida.
Afinal, quem nunca ouviu falar que pessoas mal-humoradas têm prisão de ventre?

Dr. Alessandro J C Souza - CRM 127.955

14 março, 2011

HIDRATAÇÃO É FUNDAMENTAL

Com a prática da atividade física ocorre um aumento na produção de calor. Para perder esse calor e manter a temperatura constante, o organismo usa como artifício a produção de suor.

É preciso prestar muita atenção na hidratação principalmente nos dias úmidos, pois o suor não evapora e conseqüentemente, o corpo não é resfriado.

É preciso beber água antes que o nosso corpo sinta a sede, assim evitamos o superaquecimento e a desidratação. A desidratação causa vários sintomas indesejáveis em atletas e esportistas, a elevação de temperatura corporal, sede, fadiga, pele seca, irritabilidade, redução da coordenação motora e até choque térmico. Portanto a desidratação só prejudica a performance.

Após atividade física com duração superior a uma hora, a água não é a melhor bebida a ser consumida como repositora hídrica. O sódio é o íon mais importante perdido pelo suor, portanto deve ser reposto juntamente com o potássio. Dessa forma o sódio e o potássio devem estar presente nas bebidas consumidas após atividade com sudorese (mecanismo de suor) intensa visando auxiliar a reidratação.

A bebida ideal para esse momento é a com sabor agradável, que não cause problemas gastrointestinais, de rápida absorção e que forneça energia aos músculos. Os sports drinks são ideais para momento.

A ingestão de café, refrigerantes, sucos concentrados e álcool causam desidratação e por isso não devem ser consumidos.

Quanto deve ser a quantidade a ser consumida?
A quantidade a ser consumida de líquido deve ser baseada na perda de água pelo atleta, isso é realizado subtraindo o peso inicial do atleta (antes da atividade) e após a atividade. O quanto for perdido com o suor é o quanto deve ser consumido pelo atleta. Se houve perda de 2 Kg, é recomendado beber 2 L de líquido fresco, pois será absorvido mais rapidamente.

Já em atividades com duração inferior a uma hora existem várias opções para repor a perda de líquidos: alimentos suculentos (melancia, uvas, sopas), repositores de fluidos, sucos diluídos e a própria água.

Estratégias de Hidratação:

HIDRATAÇÃO PRÉ-EXERCÍCIO
O American College of Sports Medicine propõe algumas normas quanto à ingestão de água antes do exercício. Em primeiro lugar é necessário que o indivíduo tenha ingerido quantidades adequadas de líquidos no período de 24 horas antes da competição. Além disso recomenda-se o consumo de 500 ml de água 2 horas antes do exercício.

HIDRATAÇÃO DURANTE EXERCÍCIO
Pode ser utilizada a água em provas com até 90 minutos, provas com maior duração deve consumir bebidas esportivas, pois estas farão a reposição da água perdida pela sudorese, fornecerão substratos energéticos para a realização do exercício e fará a reposição dos eletrólitos perdidos juntamente com a água.

Também possuem como vantagens: reduzem a diurese (quando possuem carboidratos), diminuem a percepção do esforço, o sódio presente aumenta o paladar, encorajando o consumo, aumentam a absorção da água no intestino, e finalmente promovem ganhos na performance em atividades prolongadas e intermitentes.

A quantidade consumida deve ser aquela igual a quantidade perdida por meio da sudorese. Portanto deve ser feito um plano de hidratação. Se o consumo da água ou de outra bebida ocorrer somente no momento de sede, apenas 1/3 da água e eletrólitos perdidos serão recuperados.

HIDRATAÇÃO APÓS EXERCÍCIO
A reposição de líquidos é uma situação na qual o consumo de bebidas esportivas apresenta evidente vantagem em relação à água pura. A bebida ideal deve conter concentrações elevadas de sódio. Em relação à quantidade, o certo é consumir mais do que foi perdido.

Por Dra. Michelle Ferreira De Simone
Nutricionista CRN-19020

01 março, 2011

BOA ALIMENTAÇÃO E MUITA CURTIÇÃO NO CARNAVAL !!!!

          
          
            
Com a chegada do Carnaval, muita gente já se prepara para a maratona dos quatro dias de folia. Nesse período, é importante pensar não só no preparo da fantasia, mas também nos cuidados de que o corpo precisa para suportar o desgaste físico do Carnaval.
• Consuma alimentos ricos em carboidratos integrais, cereais e proteína com pouca gordura (frango, peixe), iogurtes e leite desnatados. Além de dar energia, estes alimentos diminuem o efeito do álcool. Não pule refeições, coma pelo menos de 3 em 3 horas.
• Substitua os alimentos gordurosos como porções, salgadinhos, snacks, amendoins, etc. por sanduíches frios (enquanto o pão fornece a energia dos carboidratos, recheios à base de queijo magro ou ave fornecem o aporte protéico desejável), frutas (maçã e banana são ricas em potássio, que faz bem para os músculos) e barrinhas de cereais.
• Antes da folia... Faça uma refeição leve à base de carboidratos (massas, pães, batata, cereais) é o mais indicado, pois são fontes de energia. Os acompanhamentos devem conter baixo teor de gordura: os molhos das massas e os recheios dos pães e sanduíches devem ser leves.
• Durante a folia... Procure hidratar-se com muita água, sucos (acerola, araçá, kiwi, abacaxi, mamão e frutas cítricas são ricas em vitamina C, que estimula o sistema imunológico) ou, se possível, água de coco, que além de gostosa, hidrata mais rápido.
• Depois da folia... Quem abusou das bebidas alcoólicas deve ingerir alimentos como água de coco, pepino, beterraba e evitar temperos condimentados (curry, gengibre, pimenta, cravo, canela) e ácidos (suco de abacaxi, suco de laranja e vinagre).
Receitinhas para o carnaval sem culpa!

          
Drink de Melancia (com álcool)
• 2 fatias grandes de melancia sem casca e caroço
• 120ml de suco de laranja
• 120ml de vinho branco seco
• Adoçante a gosto
• 240ml de gelo picado
Bata tudo no liquidificador, distribua nos copos, decore a gosto e sirva. Rendimento: 2 pessoas

Coquetel Tropical (com álcool)
• 1 carambola cortada em fatias
• 1 pedaço de melão em cubos
• 200 ml de suco de abacaxi
• 100 ml de gim
• 2 cubos de gelo
• adoçante a gosto
Bata tudo no liquidificador: o melão, o suco de abacaxi, o gim e os cubos de gelo, até obter uma mistura homogênea. Se necessário, acrescente o adoçante. Despeje a bebida em um copo, e decore com uma fatia de carambola.

Coquetel de frutas (sem álcool)
• 1/2 dose de Suco de laranja
• 1/2 dose de suco de abacaxi
• 1/2 dose de suco de pêssego
• 1/2 dose de suco de uva
• 2 doses de refri de limão light
• 1 colher (sopa) de groselha light
• Cubos de gelo
Decore com fatias de frutas!
        E boa folia....divirta-se!!!

        Dra. Michelle Ferreira De Simone